INTERPRETAÇÕES GEOGRÁFICAS EM MOÇAMBIQUE / ÁFRICA E EXPERIÊNCIAS DIALÓGICAS NA TERRA DE BOA GENTE (INHAMBANE)

Autores

  • Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves Universidade Estadual de Goiás, UEG, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v19i2.5620

Resumo

Resumo: O presente texto é resultado de uma missão científica realizada por pesquisadores e estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais, da Universidade Federal de Goiás – IESA/UFG, em Moçambique/África, no mês de Agosto de 2014. A missão ocorreu no âmbito da parceria entre o IESA/UFG e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane, da Universidade Eduardo Mondlane – ESHTI/UEM, através do Projeto: Sementes crioulas, quintais agroecológicos e cooperação popular: troca de saberes e experiências de economia criativa do cerrado brasileiro às savanas em Inhambane/Moçambique, aprovado em 2013 pelo Programa Internacional de Apoio à Pesquisa e ao Ensino por meio da Mobilidade Docente e Discente Internacional – Pró-Mobilidade Internacional (CAPES/AULP). Desse modo, este trabalho conta com resultados de observações diretas, diálogos coletivos, pesquisa bibliográfica e fontes de dados estatísticos. A investigação desdobra-se na apresentação das interpretações e leituras geográficas em Moçambique. Destacam-se os desafios da produção e comercialização de alimentos por camponeses e a relação geopolítica entre Brasil-Moçambique. Esforça-se também para compreender as contradições territorializadas pelo capital internacional por meio de grandes empreendimentos de produção de commodities agrominerais que apropriam terras, sementes, água e recursos minerais no país africano. Feito isso, as análises são concentradas especialmente na Província e cidade de Inhambane/Moçambique, também denominada “terra de boa gente”.

 

Palavras-Chave: Interpretações geográficas. Moçambique. Grandes projetos. Produção de alimentos. Território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves, Universidade Estadual de Goiás, UEG, Goiás, Brasil

Doutor em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás - IESA/UFG (2016). Professor do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás - UEG / Campus Iporá, e do Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade - POSLLI, da UEG - Campus Cora Coralina. É pesquisador colaborador externo do Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais (LABOTER/IESA/UFG). Pesquisador colaborador dos Grupos Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (PoEMAS / UFJF) e Trabalho Território e Políticas Públicas (TRAPPU / IESA-UFG).

Downloads

Publicado

2018-09-24

Como Citar

Gonçalves, R. J. de A. F. (2018). INTERPRETAÇÕES GEOGRÁFICAS EM MOÇAMBIQUE / ÁFRICA E EXPERIÊNCIAS DIALÓGICAS NA TERRA DE BOA GENTE (INHAMBANE). PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 19(2). https://doi.org/10.33026/peg.v19i2.5620

Edição

Seção

DOSSIÊ: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E INTERCÂMBIO NO MÉXICO, COLÔMBIA E MOÇAMBIQUE