TRANSFORMAÇÕES E EXCLUSÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SETOR SUCROENERGÉTICO BRASILEIRO: O CASO DO GRUPO RAÍZEN

Autores

  • Altacir Bunde Universidade Federal do Pampa, Unipampa, Campus de Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Manoel Calaça Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Sócio-Ambientais.

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v19i3.5517

Resumo

Com o uso de processos tecnológicos e de automação, ou seja, por meio de um aparato tecnológico, a partir de uma combinação entre a mecânica, a eletrônica e sistema de informação o grupo econômico Raízen realiza a fusão territorial, padronizando, assim, a exploração da força de trabalho humana, mesmo que geograficamente as usinas pertencentes ao grupo estejam dispersas. Esse modelo vem excluindo milhares de trabalhadores da atividade e impondo sobre os demais uma espécie de chicote eletrônico, elevando, assim, sua exploração e exclusão. Neste sentido, o presente artigo investiga as transformações, exploração e exclusão nas relações de trabalho no setor sucroenergético brasileiro, em especial no grupo Raízen. Em nossa investigação, utilizamos pesquisa teórica, documental e de campo, realizando entrevistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altacir Bunde, Universidade Federal do Pampa, Unipampa, Campus de Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, Brasil

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel); Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goias (UFG), campus de Catalão; doutorado em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), da Universidade Federal de Goias (UFG); professor de Economia Brasileira do curso de Ciências Econômicas e de Relações Internacionais, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus de Santana do Livramento (RS). Coordenador do Grupo de Estudos Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Território - GEISAT.

Manoel Calaça, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Sócio-Ambientais.

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (1974), mestrado em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro (1983) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: migração, modernização do campo, territorializaçao do capital no Cerrado, relações de trabalho, mobilidade populacional e agriculturae movimentos sociais no campo.

Downloads

Publicado

2019-01-21

Como Citar

Bunde, A., & Calaça, M. (2019). TRANSFORMAÇÕES E EXCLUSÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SETOR SUCROENERGÉTICO BRASILEIRO: O CASO DO GRUPO RAÍZEN. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 19(3), 144–175. https://doi.org/10.33026/peg.v19i3.5517

Edição

Seção

ARTIGOS