“TRAGÉDIA ANUNCIADA” DA NEOBARBÁRIE: SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR NA UHE JIRAU (RO)

Autores

  • José Alves Universidade Federal do Acre, UFAC, Rio Branco (AC), Brasil.
  • Antonio Thomaz Junior

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v19i1.5352

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar a problemática da precarização e da superexploração nas relações de trabalho na Usina Hidrelétrica Jirau, localizada no município de Porto Velho (RO), compreendendo-a no contexto do desenvolvimento do capitalismo brasileiro sob o “Novo Desenvolvimentismo”, onde a Amazônia se consolida como a nova fronteira hidroenergética nacional. Como recorte para a análise deste artigo, destacaremos as condições de saúde e segurança do trabalho durante a construção do empreendimento. Tomaremos como base teórico-metodológica a Geografia do Trabalho, o debate sobre segurança e saúde do trabalho, documentos oficiais de órgãos governamentais, entrevistas com sindicato, trabalhadores e agentes públicos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Alves, Universidade Federal do Acre, UFAC, Rio Branco (AC), Brasil.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2002), Mestrado (2004) e Doutorado (2014) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É Professor Adjunto na Universidade Federal do Acre, onde exerce atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tutor do grupo PET Geografia UFAC nos períodos de 2009-2010, e desde 2014. Tem experiência na área de Geografia do Trabalho, Regional e Agrária. Membro do CEGeT – Centro de Estudos de Geografia do Trabalho e Grupo de Estudo em Produção do Espaço na Amazônia (GEPEA).

Downloads

Publicado

2018-06-04

Como Citar

Alves, J., & Thomaz Junior, A. (2018). “TRAGÉDIA ANUNCIADA” DA NEOBARBÁRIE: SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR NA UHE JIRAU (RO). PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 19(1). https://doi.org/10.33026/peg.v19i1.5352

Edição

Seção

ARTIGOS