EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO CANAVIEIRO E IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE UBERABA (MG)

Autores

  • Henrique Faria dos Santos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v18i2.5086

Resumo

O presente artigo objetiva avaliar a expansão do agronegócio canavieiro no município de Uberaba (MG) e as implicações socioambientais decorrentes deste processo. Embora atualmente as atividades agrícolas e agroindustriais se conformem de forma moderna, vários problemas historicamente ligados ao setor canavieiro ainda são recorrentes nas regiões produtivas do agronegócio, como o que ocorre no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. A sistematização de dados e informações obtidas mediante revisão bibliográfica, levantamento estatístico-documental e trabalhos de campo apontam para um rápido crescimento da lavoura canavieira na área de estudo, implicando em grandes mudanças no uso da terra e nas formas de produção agrícola, o que afetou sobremaneira a dinâmica produtiva e a qualidade de vida das populações rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Faria dos Santos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Geografia Licenciatura (2011) e Bacharelado (2014) pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). É membro pesquisador dos grupos de pesquisa "Logística, Agricultura e Usos do Território Brasileiro", da UNICAMP e "Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais - GERES" da UNIFAL - MG. Também participa da Rede de Pesquisas sobre Regiões Agrícolas - REAGRI. Desenvolve pesquisas na área de Geografia Agrária e Econômica com ênfase nos seguintes temas: agricultura científica globalizada, circuito espacial produtivo, especialização regional produtiva, setor sucroenergético e globalização do espaço.

Downloads

Publicado

2017-09-19

Como Citar

Santos, H. F. dos. (2017). EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO CANAVIEIRO E IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE UBERABA (MG). PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 18(2). https://doi.org/10.33026/peg.v18i2.5086

Edição

Seção

ARTIGOS