ANÁLISE DO TEMA ECONOMIA SOLIDÁRIA NAS PRODUÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

Autores

  • Maico Roris Severino Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Janete Costa Ribeiro Barbosa Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Marina Pires Ribeiro Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v16i1.3425

Resumo

A partir dos anos 2000 houve um crescimento exponencial das experiências de Economia Solidária no Brasil. Neste sentido, as diversas áreas de conhecimento vêm desenvolvendo estudos para melhor compreensão deste fenômeno, dentre elas, a Geografia. Assim, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise quantitativa e qualitativa das produções (dissertações e teses) dos programas de pós-graduação em geografia acerca do tema economia solidária. Para tanto, buscou-se realizar uma pesquisa bibliográfica da totalidade das dissertações e teses produzidas até o ano de 2014 que tratavam do tema. Verificou-se que, as pesquisa geográfica sobre o tema ainda é tímida e regionalmente concentrada, mas, por outro lado, as produções estudadas apresentam análises abrangentes e muito ricas. Este artigo apresenta como principal contribuição um diagnóstico da tratativa do tema na geografia, bem como, apontamentos de possibilidades de pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maico Roris Severino, Universidade Federal de Goiás - UFG

Graduado, mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor do curso de Graduação em Engenharia de Produção e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Geografia da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Coordenador da Incubadora de Empreendimentos Sociossolidários (INESSOL) da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC).

Janete Costa Ribeiro Barbosa, Universidade Federal de Goiás - UFG

Bacharel e mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC), e integrante da equipe da Incubadora de Empreendimentos Sociossolidários (INESSOL).

Marina Pires Ribeiro, Universidade Federal de Goiás - UFG

Bacharel em Geografia e aluna do curso de licenciatura de Geografia da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC), e integrante da equipe da Incubadora de Empreendimentos Sociossolidários (INESSOL).

Downloads

Publicado

2015-08-18

Como Citar

Severino, M. R., Barbosa, J. C. R., & Ribeiro, M. P. (2015). ANÁLISE DO TEMA ECONOMIA SOLIDÁRIA NAS PRODUÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 16(1). https://doi.org/10.33026/peg.v16i1.3425

Edição

Seção

ARTIGOS