PERMANECER OU SAIR DO CAMPO? UM DILEMA DA JUVENTUDE CAMPONESA

Autores

  • Diógenes Rabello FCT/UNESP
  • Luciano Benini de Oliveira FCT/UNESP
  • Carlos Alberto Feliciano FCT/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v15i1.3032

Resumo

As motivações que nos animam a entender os motivos pelos quais os jovens estão deixando o campo é a preocupação que temos quando observamos que este processo se intensifica cada vez mais. A realidade em que estes jovens estão inseridos coloca para eles grandes desafios, onde, diversos elementos presentes nas comunidades influenciam na permanência destes jovens no campo. Buscamos traçar alguns caminhos como a educação e as políticas públicas que diretamente influenciam na construção da identidade dos jovens. Entendemos ainda que a juventude é responsável pela continuação das lutas e permanência dos camponeses nos territórios conquistados pelos trabalhadores, na perspectiva de construção e consolidação do modo de vida camponês. Resgatando e construído meios de produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diógenes Rabello, FCT/UNESP

Graduando do curso de Geografia pela FCT/UNESP/Presidente Prudente; membro do Grupo de Pesquisa "Centro de Estudos de Geografia do Trabalho" (CEGeT).

Luciano Benini de Oliveira, FCT/UNESP

Professor de Geografia e Geógrafo pelo Curso Especial de Geografia (CEGEO). Aluno do Curso Pós-Graduação Latu-Sensu modalidade Especialização em Geografia (Edital 26/2013 UNESP/INCRA/CNPqPRONERA), pela Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita”.

Carlos Alberto Feliciano, FCT/UNESP

Geógrafo; Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP); Pós-doutor pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp, campus de Presidente Prudente)

Downloads

Publicado

2014-09-23

Como Citar

Rabello, D., Oliveira, L. B. de, & Feliciano, C. A. (2014). PERMANECER OU SAIR DO CAMPO? UM DILEMA DA JUVENTUDE CAMPONESA. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 15(1). https://doi.org/10.33026/peg.v15i1.3032

Edição

Seção

ARTIGOS