EXPERIÊNCIAS, SEMELHANÇAS E ALGUMAS PARTICULARIDADES NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA CATAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NAS COOPERATIVAS DE RECICLAGEM: COAAFI E COOTACAR

Autores

  • Solange Queiroz Ribeiro UNIOESTE
  • Marcelo Dornelis Carvalhal UNESP - Ourinhos

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v14i2.2577

Resumo

O artigo tem como foco principal entender o trabalho coletivo de dois grupos de trabalhadores catadores organizados em cooperativas de reciclagem, mais propriamente, visando apreender a organização do trabalho como enfrentamento as questões conflitantes do capital, assim como, a luta para além da organização interna e a trajetória dos trabalhadores na catação dos resíduos sólidos, compostos por materiais recicláveis, que sobrevivem a partir do que é considerado lixo para alguns e meio de sobrevivência para outros, nos municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu, região Oeste do Paraná. O estudo revela sua importância no sentido de entender a dinâmica geográfica do trabalho na catação dos resíduos, pois a Geografia enquanto ciência humana permite entender suas relações sociais, assim como é o caso destes trabalhadores.

Palavras chave: Organização do trabalho; trabalho; catação de recicláveis; Geografia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Queiroz Ribeiro, UNIOESTE

[1] Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT). 

Marcelo Dornelis Carvalhal, UNESP - Ourinhos

Professor doutor do curso de Geografia da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP) – Ourinhos; Professor do curso de Pós-Graduação em Geografia da UNESP – campus de Presidente Prudente. Coordenador do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT) – Ourinhos. Coordenador do Centro de Memória Popular Eder Sader (CEMEPES). Coordenador da Incubadora de Cooperativas Popular (INCOP) /UNESP – Ourinhos.

Downloads

Publicado

2013-12-27

Como Citar

Ribeiro, S. Q., & Carvalhal, M. D. (2013). EXPERIÊNCIAS, SEMELHANÇAS E ALGUMAS PARTICULARIDADES NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA CATAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NAS COOPERATIVAS DE RECICLAGEM: COAAFI E COOTACAR. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 14(2). https://doi.org/10.33026/peg.v14i2.2577

Edição

Seção

ARTIGOS