O ASSENTAMENTO MARGARIDA ALVES/MT–BRASIL: O CONFLITO DE CLASSES NO CAMPO E A QUESTÃO DE GÊNERO

Autores

  • Talita Sgobi Martins UFMS
  • Rosemeire Aparecida de Almeida UFMS

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v15i1.2387

Resumo

Investigar acerca das lutas ensejadas por meio do antagonismo de classes no estado do Mato Grosso se torna um desafio, haja vista que os conflitos que permeiam as relações no campo são visíveis na medida em que se apreende a concentração fundiária existente no estado, como fundamental indicativo desse antagonismo apontado. Estado que se caracteriza pela hegemonia da agricultura capitalista da soja, bem como pela produção de algodão e da cana-de-açúcar. Outro elemento, o qual não se deve negligenciar, é a concentração fundiária propiciada também pela pecuária extensiva.

Nesse contexto mais geral de conflitos de classes no espaço agrário mato-grossense, há também outros conflitos e lutas por afirmação que ocorrem no cotidiano da luta para permanecer na terra. Neste sentido, destacamos a questão de gênero na luta pela terra e para nela permencer, portanto as mulheres camponesas  vêm conquistando espaço na vida cotidiana dos assentamentos rurais por meio, principalmente, de  suas produções domésticas que na maioria das vezes se viabiliza comercialmente nas  associações.

Tendo em vista a especificidade dessa produção, qual seja a economia doméstica inserida num princípio agroecológico, urge a necessidade de um olhar mais aguçado a fim de entender o papel da mulher no campo, seus impasses e perspectivas uma vez sua inserção produtiva tem consolidado novos espaços/papéis nas estruturas familiares e organizativas, uma discussão  sobre  o cotidiano das mulheres rurais nos assentamentos, em especial  a luta da mulher no campo para conquistar a terra e participar da composição de renda da família, situação que aponta para a questão de gênero na Reforma Agrária. 

Palavras chaves: Mulheres; assentamentos rurais; extrativismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Sgobi Martins, UFMS

Atualmente é acadêmica no curso de Geografia - Licenciatura na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e bolsista PIBIC pelo CNPq inserida no projeto: Questão Agrária e Transformações Socioterritoriais nas microrregiões do Alto Pantanal e Tangará da Serra/MT na última década censitária. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, Produção de Territórios e atualmente participa do Grupo de Estudo Terra-Território(GETT), ocupando o cargo de 2º Secretária da AGB/ Seção Local Três Lagoas-MS

Rosemeire Aparecida de Almeida, UFMS

ossui graduação (1991), Mestrado (1996) e Doutorado (2003) em Geografia pela Unesp, Campus de Presidente Prudente. É professora associada 1 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas onde trabalha nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia. É presidente do conselho editorial da Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Três Lagoas e Diretora da AGB-Seção Local de Três Lagoas (Gestão 2011-2013). Desenvolve projetos de pesquisa na área de Geografia Agrária, bem como de extensão. É líder do grupo "Estudos Agrários/CNPq", parecerista Ad Hoc FUNDECT e colabora com a Comissão Pastoral da Terra/MS. Atualmente é pesquisadora do NERA-UNESP e coordena Projeto de pesquisa na Rede Pro-Centro-Oeste, intitulado: "Questão Agrária e Transformações Socioterritoriais nas microrregiões do Alto Pantanal e Tangará da Serra/MT na última década censitária (Apoio MCT/CNPq/FNDCT/FUNDECT/CAPES). Possui artigos sobre movimentos sociais, recriação camponesa, assentamentos de sem-terra, reforma agrária, agricultura camponesa em periódicos especializados como Terra Livre, Campo-Território, NERA, e nos seguintes livros: Autoria - (Re)criação do Campesinato, Identidade e Distinção: a luta pela terra e o habitus de classe (Unesp, 2006). Co-Autoria: "Cultura, Trabalho e Memória" (UFMS, 2006); "Educação na Alternância" (UCG, 2007); "Geografia Agrária: teoria e Poder" (Expressão Popular, 2007); "Campesinato e Territórios em Disputa" (Expressão Popular, 2008); "Terra e Território: a questão camponesa no capitalismo" (Expressão Popular, 2010). Co-Organizadora: "A Questão Agrária em Mato Grosso do Sul: uma visão multidisciplinar" (UFMS, 2008); "Práticas de Ensino e Pesquisa em História e Geografia" (UFMS, 2008); "Educação no/do Campo em Mato Grosso do Sul" (UFMS, 2008); Território e Territorialidades em Mato Grosso do Sul (Expressão Popular, 2011).

Downloads

Publicado

2014-09-23

Como Citar

Martins, T. S., & Almeida, R. A. de. (2014). O ASSENTAMENTO MARGARIDA ALVES/MT–BRASIL: O CONFLITO DE CLASSES NO CAMPO E A QUESTÃO DE GÊNERO. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 15(1). https://doi.org/10.33026/peg.v15i1.2387

Edição

Seção

ARTIGOS