O TRABALHO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: DA PRECARIZAÇÃO Á ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO.

Autores

  • Letícia Roberta Trombeta Universidade Estatual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v13i1.1083

Palavras-chave:

Trabalho, catadores de materiais recicláveis, cooperativas e associações.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de destacar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis, essencial para garantir o reaproveitamento de resíduos que seriam depositados em lixões ou aterros, perdendo todos os valores, ou seja, social e econômico, resultando em prejuízo ambiental. Assim, essa atividade desenvolvida por estes trabalhadores proporciona a milhares de famílias emprego e renda, mas não os exime, em muitos casos, de estarem em uma situação de trabalho precarizado. A análise se dá ainda à organização destes trabalhadores em cooperativas ou associações, garantindo assim uma forma organizada de trabalho. Neste caso, analisamos o caso da Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Presidente Prudente (COOPERLIX), que surgiu em 2001 a partir de intervenções de universidades e poder público municipal, para retirar trabalhadores do lixão de Presidente Prudente/SP e organizá-los em uma cooperativa. O artigo analisa também as perspectivas e dificuldades enfrentadas após os 11 anos de sua implantação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Roberta Trombeta, Universidade Estatual Paulista

Graduanda do Curso de Geografia da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Presidente Prudente.

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental e Dinâmica Socioespacial (GADIS).

Integrante e Bolsista CNPq de Extensão no País 3 do Núcleo de Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares UNESP – Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

2012-08-14

Como Citar

Trombeta, L. R. (2012). O TRABALHO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: DA PRECARIZAÇÃO Á ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 13(1). https://doi.org/10.33026/peg.v13i1.1083

Edição

Seção

ARTIGOS