A CONTEMPORANEIDADE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS SEM-TETO: CONQUISTAS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS EM UM PROJETO AUTOGESTIONADO DE MUTIRÃO HABITACIONAL EM RECIFE.

Autores

  • Cleiton Ferreira da Silva UFPB

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v13i1.1034

Palavras-chave:

Capitalismo, Precarização, Movimentos Sociais

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões e proposições acerca da contemporaneidade dos movimentos sociais, em especial dos sem-teto, no que concerne, sobretudo, ao seu papel na construção de cidades em que a promoção da justiça socioterritorial seja prioridade, partindo da análise da natureza das suas lutas, por políticas públicas de habitação popular, promotoras da democratização, bem como, do acesso e do uso do espaço urbano, com base no Estatuto da Cidade. Para isso, analisamos um projeto de construção de habitação popular, através do regime de autogestão na periferia de Recife, desencadeado pela ação de um movimento pela reforma urbana e moradia, o Movimento de Lutas nos Bairros. Vilas e Favelas (MLB).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleiton Ferreira da Silva, UFPB

Mestrando em Geografia pelo PPGG-UFPB, integrante do grupo de pesquisa Movimentos Sociais e Espaço Urbano MSEU-UFPE e professor da rede estadual de Educação-PE.

Downloads

Publicado

2012-08-14

Como Citar

da Silva, C. F. (2012). A CONTEMPORANEIDADE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS SEM-TETO: CONQUISTAS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS EM UM PROJETO AUTOGESTIONADO DE MUTIRÃO HABITACIONAL EM RECIFE. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 13(1). https://doi.org/10.33026/peg.v13i1.1034

Edição

Seção

ARTIGOS