CONFLITOS TERRITORIAIS E RACIONALIDADES DIVERGENTES: CONTRIBUIÇÕES DA GEOGRAFIA ESCOLAR PARA LUTA E (RE) EXISTÊNCIA DOS GUARANI E KAIOWÁ EM MATO GROSSO DO SUL / Territorial conflicts and divergent rationalities: school geography contributions to the fight and (re) existence of the Guarani and Kaiowá from Mato Grosso do Sul

Autores

  • Solange Rodrigues da Silva
  • Flaviana Gasparotti Nunes

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i52.7191

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, localização, conflitos territoriais

Resumo

Neste artigo apresentamos algumas reflexões sobre as possíveis contribuições da Geografia escolar enquanto elemento potencializador para reafirmação da identidade Guarani e Kaiowá, e, por conseguinte, para a luta pela retomada dos territórios por eles ocupados tradicionalmente. A partir de algumas narrativas míticas Guarani e Kaiowá, de relatos de mestres tradicionais e lideranças políticas destas etnias, em diálogo com conteúdos trabalhados pela Geografia escolar, apontamos as possibilidades desse conhecimento auxiliar os alunos das escolas indígenas na compreensão da situação de Reserva a que foram e/ou estão submetidos, bem como na importância da luta para retornar ao seu território.

 

Como citar este artigo:

SILVA, Solange Rodrigues; NUNES, Flaviane. Conflitos territoriais e racionalidades divergentes: contribuições da geografia escolar para luta e (re) existência dos Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul. Revista NERA, v. 23, n. 52, p. 110-132, dossiê, 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-02-07

Como Citar

Silva, S. R. da, & Nunes, F. G. (2020). CONFLITOS TERRITORIAIS E RACIONALIDADES DIVERGENTES: CONTRIBUIÇÕES DA GEOGRAFIA ESCOLAR PARA LUTA E (RE) EXISTÊNCIA DOS GUARANI E KAIOWÁ EM MATO GROSSO DO SUL / Territorial conflicts and divergent rationalities: school geography contributions to the fight and (re) existence of the Guarani and Kaiowá from Mato Grosso do Sul. REVISTA NERA, (52), 110–132. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i52.7191