A ORDEM DO DISCURSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NO TERRITÓRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO BRASILEIRO: A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ENUNCIADA EM ANÁLISE DOCUMENTAL/ The discourse order of Youth, Adult and Elderly Education in the Brazilian territory of Education: the professional qualification enunciated in document analysis/ El orden del discurso de la educación de jóvenes, adultos y ancianos en el territorio brasileño de la educación: la calificación profesional enunciada en el análisis de documentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i51.6459

Palavras-chave:

Discurso, educação de jovens, adultos e idosos, educação do campo

Resumo

A educação de jovens e adultos e, mais recentemente, idosos tem juridicamente ocupando espaços diferenciados. Assim sendo, o presente trabalho tem por finalidade mapear, escavar e descrever a ordem do discurso enunciado nos documentos brasileiro da educação de jovens, adultos e idosos para os camponeses, mais especificamente, nos documentos legais sobre as práticas pedagógicas específicas para contemplar a identidade a cultura dos camponeses. Metodologicamente é desenvolvido à luz de Michel Foucault (2008) por meio da TAD, (Teoria da Análise do Discurso), com o uso dos conceitos: discurso, prática discursiva, regularidade e dispersão. As escavações empreendidas na ordem discursiva possibilitaram constatar que os documentos legais abordam de forma restrita sobre a educação de jovens e adultos para os camponeses, evidenciando a camada discursiva da dispersão no cotidiano de muitas comunidades camponesas que não usufruem do direito a educação. Conclui-se, portanto que se faz necessário continuar o enfrentamento a favor do direito a educação, pois embora seja um direito constituído e constituinte legal, a educação não tem sido para todos, inclusive para os camponeses que habitam em lugares isolados da sociabilidade urbana.

 

Como citar este artigo:

MELO, Maria Aparecida Vieira de; SANTANA, Marcelo da Fonsêca; ALMEIDA, Ricardo Santos de. A ordem do discurso da Educação de Jovens, Adultos e Idosos no território da Educação do campo brasileiro: a qualificação profissional enunciada em análise documental. Revista NERA, v. 23, n. 51, p. 328-344, jan.-abr., 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Vieira de Melo, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutoranda em Educação pela UFPB (qualificada) - Linha de Pesquisa: Educação Popular. Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela UFRPE/FUNDAJ (2015). Pedagoga pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010). Especialista em psicopedagogia; Gestão Pedagógica; educação em direitos humanos, educação do campo, história e cultura dos povos indígenas, tecnologias e artes. Interesses em: Educação do campo, educação popular, movimentos sociais, processos educativos, interdisciplinaridade. Formação de professores. Gestão pedagógica e Políticas educacionais. Livros didáticos. EJA. Transdisciplinaridade. Complexidade. Estágio supervisionado. EAD.

Marcelo da Fonsêca Santana, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (2006); especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (2010); mestrado em Educação: Educação Popular pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB (2013). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2014); participa do grupo de Estudos e Pesquisa / A Educação de Jovens e Adultos: políticas, práticas e discursos no cenário brasileiro. Tem experiência na área de Educação de Jovens e Adultos, com ênfase na Formação de Professores, atuando principalmente no seguinte tema: formação continuada, alfabetização.

Ricardo Santos de Almeida, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Desenvolve atividades de pesquisa vinculadas as temáticas relacionadas ao agronegócio, território e territorialidades, e processos de ensino-aprendizagem em Geografia e Educação no Campo. Professor da rede pública municipal de Porto Calvo/AL e Professor da Educação Básica Técnica e Tecnológica Substituto de Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas Campus Marechal Deodoro. Professor-Bolsista (não caracteriza vínculo com serviço público) no curso Geografia Licenciatura EaD na Universidade Federal de Alagoas/Universidade Aberta do Brasil (UFAL-UAB) sendo também responsável pela diagramação, layout e finalização dos livros das disciplinas do curso. Vinculado ao Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO-IGDEMA-UFAL) desde 2009, ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional (GEPAR-UFAL) e ao Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia (GCEG-UFAL) desde 2016.

Downloads

Publicado

2020-01-13

Como Citar

Melo, M. A. V. de, Santana, M. da F., & Almeida, R. S. de. (2020). A ORDEM DO DISCURSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NO TERRITÓRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO BRASILEIRO: A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ENUNCIADA EM ANÁLISE DOCUMENTAL/ The discourse order of Youth, Adult and Elderly Education in the Brazilian territory of Education: the professional qualification enunciated in document analysis/ El orden del discurso de la educación de jóvenes, adultos y ancianos en el territorio brasileño de la educación: la calificación profesional enunciada en el análisis de documentos. REVISTA NERA, (51), 328–344. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i51.6459

Edição

Seção

Artigo original