A ORDEM DO DISCURSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NO TERRITÓRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO BRASILEIRO: A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ENUNCIADA EM ANÁLISE DOCUMENTAL/ The discourse order of Youth, Adult and Elderly Education in the Brazilian territory of Education: the professional qualification enunciated in document analysis/ El orden del discurso de la educación de jóvenes, adultos y ancianos en el territorio brasileño de la educación: la calificación profesional enunciada en el análisis de documentos

Maria Aparecida Vieira de Melo, Marcelo da Fonsêca Santana, Ricardo Santos de Almeida

Resumo


A educação de jovens e adultos e, mais recentemente, idosos tem juridicamente ocupando espaços diferenciados. Assim sendo, o presente trabalho tem por finalidade mapear, escavar e descrever a ordem do discurso enunciado nos documentos brasileiro da educação de jovens, adultos e idosos para os camponeses, mais especificamente, nos documentos legais sobre as práticas pedagógicas específicas para contemplar a identidade a cultura dos camponeses. Metodologicamente é desenvolvido à luz de Michel Foucault (2008) por meio da TAD, (Teoria da Análise do Discurso), com o uso dos conceitos: discurso, prática discursiva, regularidade e dispersão. As escavações empreendidas na ordem discursiva possibilitaram constatar que os documentos legais abordam de forma restrita sobre a educação de jovens e adultos para os camponeses, evidenciando a camada discursiva da dispersão no cotidiano de muitas comunidades camponesas que não usufruem do direito a educação. Conclui-se, portanto que se faz necessário continuar o enfrentamento a favor do direito a educação, pois embora seja um direito constituído e constituinte legal, a educação não tem sido para todos, inclusive para os camponeses que habitam em lugares isolados da sociabilidade urbana.

Palavras-Chave: Discurso. Educação de jovens, adultos e idosos. Educação do campo.


Palavras-chave


Discurso; Educação de Jovens, Adultos e Idosos; Educação do campo

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