METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE DE PROJETOS DE ASSENTAMENTO RURAL APLICADA À REGIÃO DO NORDESTE GOIANO, ESTADO DE GOIÁS/ Methodology for evaluating the sustainability of Rural Settlement Projects applied to the region of the Northeast of Goiás, state of Goiás/ Metodología de evaluación de sostenibilidad de proyectos de asentamiento rural aplicada a la región del Nordeste Goiano, estado de Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i51.6324

Palavras-chave:

Assentamentos rurais, avaliação da sustentabilidade, Nordeste goiano

Resumo

A região Nordeste apresenta os menores índices socioeconômicos do estado de Goiás, devido sua baixa aptidão agrícola e insuficiência de infraestrutura. Mas, é justamente onde há uma elevada concentração de assentamentos rurais no Estado, 57 ao todo, que ocupam 8.325 ha e assentaram 4.978 famílias. Para avaliar a sustentabilidade dos PAs dessa região, selecionou-se estatisticamente como representativo o PA Paraná, situado no município de Mambaí. A metodologia de avaliação baseou-se na análise separada e integrada de 16 indicadores que contemplam as dimensões sociais, econômicas e ambientais da sustentabilidade, de relevância para o desenvolvimento rural. Os resultados revelaram que o PA Paraná não é sustentável, e representa, em escala local, os mesmos problemas regionais, pois suas funções socioeconômicas inerentes ao uso das terras não estão sendo desempenhadas adequadamente, comprometendo a geração de emprego e renda e favorecendo o abandono dos lotes. A dimensão ambiental do PA é a única das dimensões que se encontra assegurada devido utilização incipiente das suas terras e condições de exploração.

 

Como citar este artigo:

SANTOS, Júnio Gregório Roza dos; CASTRO, Selma Simões de. Metodologia de avaliação de sustentabilidade de Projetos de assentamento rural aplicada à região do Nordeste goiano, estado de Goiás. Revista NERA, v. 23, n. 51, p. 231-259, jan.-abr., 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júnio Gregório Roza dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2016) e Mestre em Geografia pela mesma Universidade (2018) na linha de Pesquisa Análise Ambiental e Tratamento da Informação Geográfica.

Selma Simões de Castro, Universidade Federal de Goiás (Instituto de Estudos Socioambientais) e Universidade de São Paulo (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz)

Graduada e Licenciada em Geografia pela USP (1971), Mestre em Geografia Física pela USP (1979), Doutora em Ciências / Geografia Física pela USP (1990), pós-doutorado em ciência do solo no INRA-Rennes (França) (1991). Atualmente é Professora Sênior do Depto de Solos da Escola Superior de Agricultura (ESALQ) da USP.

Downloads

Publicado

2020-01-13

Como Citar

dos Santos, J. G. R., & de Castro, S. S. (2020). METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE DE PROJETOS DE ASSENTAMENTO RURAL APLICADA À REGIÃO DO NORDESTE GOIANO, ESTADO DE GOIÁS/ Methodology for evaluating the sustainability of Rural Settlement Projects applied to the region of the Northeast of Goiás, state of Goiás/ Metodología de evaluación de sostenibilidad de proyectos de asentamiento rural aplicada a la región del Nordeste Goiano, estado de Goiás. REVISTA NERA, (51), 231–259. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i51.6324

Edição

Seção

Artigo original