GRANDES PROJETOS DE INFRAESTRUTURA NA AMAZÔNIA: IMAGINÁRIO, COLONIALIDADE E RESISTÊNCIAS/ Major infrastructure projects in the Amazon: imagery, coloniality and resistance/ Grandes proyectos de infraestructura en la Amazonia: imaginario, colonialidad y resistencia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i51.6150

Palavras-chave:

Amazônia, colonialidade, desenvolvimento

Resumo

O processo de formação socioeconômica da Amazônia configurou-se historicamente por meio de lógicas impositivas e espoliativas, do qual os grandes projetos (rodoviário, ferroviário, portuário, hidrelétrico e minerário) são representativos. Tal processo constitui o objetivo desse artigo, que é apresentar e refletir sobre o imaginário e as narrativas acerca da Amazônia que vem se costurando (colando-se) e alimentando a lógica “recente” de grandes projetos de infraestrutura e de agentes econômicos, e, o planejamento e as políticas públicas “conduzidas” pelo Estado brasileiro. Pretende-se além de mostrar os grandes projetos planejados, busca-se destacar como as populações tradicionais vêm resistindo a esses projetos; e, paralelamente, a isso, refletir sobre os desejos/necessidades dessas populações que vão para além do “projeto modernidade”. O caminho de pesquisa teve como recorte empírico-espacial, o estado do Pará (janeiro de 2014 a junho de 2019), com observações, entrevistas, “participações” em audiências públicas, em Barcarena (Nordeste do Pará) e Itaituba (Oeste do Pará), pesquisas de campo; além de reflexões a partir dos diálogos e formações com movimentos e resistências sociais e seminários em parceria com movimentos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jondison Cardoso Rodrigues, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Possui formação interdisciplinar. É Licenciado em Ciências Naturais - Habilitação em Química (2007/UFPA), Especialista em Educação Ambiental e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (2009/UFPA), Mestre em Ciências Ambientais (2012/UFPA) e Doutor em Desenvolvimento Socioambiental (2018/UFPA). Pós-Doutorando na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).Tem experiência: na área de Educação Ambiental e Uso Sustentável de Recursos Naturais; Relação Sociedade-Natureza; Política ambiental Portuária, ambientalização empresarial, planejamento, sustentabilidade ambiental, conflitos socioambientais, Estudo sobre gestão ambiental e responsabilidade social corporativa de cunho crítico, políticas públicas territoriais. Hoje atuando principalmente: Estado, Políticas Públicas, investimentos infraestruturais e portos, desenvolvimento regional, grandes projetos na Amazônia, politicas territoriais no Oeste do Pará e Portos no rio Tapajós.

Ricardo Angelo Pereira Lima, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Pará (1990/1992), Mestrado em Geografia Humana - Universidad Autónoma de Barcelona (2000), Doutorado em Geografia Humana - Universidad Autónoma de Barcelona (2004) e Doutorado em Géographie et Aménagement - Université de Toulouse II (Le Mirail) (2004). Atualmente é professor Associado I, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Dinâmicas Territoriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Amapá, Amazonia, Políticas Públicas, sustentabilidade, meio ambiente, gestão ambiental pesqueira e desenvolvimento territorial. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIFAP e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA e UNIFAP.

Downloads

Publicado

2020-01-13

Como Citar

Rodrigues, J. C., & Lima, R. A. P. (2020). GRANDES PROJETOS DE INFRAESTRUTURA NA AMAZÔNIA: IMAGINÁRIO, COLONIALIDADE E RESISTÊNCIAS/ Major infrastructure projects in the Amazon: imagery, coloniality and resistance/ Grandes proyectos de infraestructura en la Amazonia: imaginario, colonialidad y resistencia. REVISTA NERA, (51), 89–116. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i51.6150

Edição

Seção

Artigo original