“A ESCOLA É NOSSA!”: TERRITORIALIDADES DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NAS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS DE LONDRINA (PR) EM 2016/“The school is ours!”: territorialities of the students movement in the occupations of schools at Londrina (PR) in 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i49.5996

Palavras-chave:

Território, ocupações, escolas, movimento estudantil, secundaristas

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre o movimento das ocupações escolares de Londrina em 2016, realizada por uma perspectiva geográfica, relacionando-as com os conceitos de território e territorialidade. O fenômeno nacional da ocupação se destacou pelo poder autônomo dos estudantes secundaristas e pelas manifestações das relações de poder na organização espacial das escolas ocupadas, a qual foi apropriada e dominada em curto prazo. Considerando os secundaristas produtores de territorialidades nas ocupações, parte-se do pressuposto de que as relações de poder exercidas nesses espaços desdobraram em conflitos de interesses, na refuncionalização e na ressignificação da escola nesse contexto. A pesquisa teve como objetivos caracterizar a organização espacial do movimento das ocupações e investigar as mudanças na relação estudante-escola, assim como as mudanças temporárias ocorridas no espaço escolar durante as ocupações. Foram realizadas pesquisa bibliográfica, identificação e mapeamento dos colégios ocupados em Londrina, entrevistas coletivas com secundaristas que participaram das ocupações nos colégios estaduais Albino Sanches Feijó, Aplicação, Willie Davids e Hugo Simas e observação de eventuais mudanças nos espaços ocupados.

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Biografia do Autor

Rei Kuboyama, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) nas modalidades de licenciatura (2017) e bacharelado (2018). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) de Geografia e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - PIBID Agenda 21 e PIBID Interdisciplinar. Foi não-bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Pesquisa em Geografia Física (LAPEGE-UEL). Atualmente é pós-graduando em Ensino de Geografia pela UEL.

Fábio César Alves da Cunha, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina, UEL (1990), mestrado em Geografia/ Planejamento Ambiental (1997), doutorado em Geografia/ desenvolvimento regional e metropolização pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP(2005), e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2014). Atualmente é professor Associado do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina na qual leciona desde 1993 com aulas na graduação e na pós-graduação do curso de Geografia (Mestrado e Doutorado).Trabalha com Geografia Urbana e temas como o planejamento ambiental e urbano, regionalização do espaço mundial, desenvolvimento regional, metropolização e Políticas Públicas Territoriais.

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Publicado

2019-05-02

Como Citar

Kuboyama, R., & Cunha, F. C. A. da. (2019). “A ESCOLA É NOSSA!”: TERRITORIALIDADES DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NAS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS DE LONDRINA (PR) EM 2016/“The school is ours!”: territorialities of the students movement in the occupations of schools at Londrina (PR) in 2016. REVISTA NERA, (49), 31–58. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i49.5996

Edição

Seção

Artigo original