O GEOPARQUE BODOQUENA-PANTANAL(MS) REIFICAÇÃO DA NATUREZA OU PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTALISTA?/ The Geopark Bodoquena-Wetland (MS) Reification case of nature or a proposal for environmental preservation?/ El Geoparque Bodoquena-Pantanal (MS) ¿Reificación de la naturaleza o propuesta de preservación ambientalista?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i50.5903

Palavras-chave:

Parques, SNUC, Geoparques, Natureza reificada, Políticas públicas preservacionistas.

Resumo

o Estado de Mato Grosso do Sul, além de contar com algumas unidades de conservação em nível federal, estadual e municipal, recentemente, lançou as bases legais e fáticas para a criação de uma nova modalidade, alheia ao SNUC, baseada na ideia de apropriação privada da natureza e, ao mesmo tempo, na visão idílica-parquística norte-americana. Neste trabalho se procurará problematizar se a criação do geoparque bodoquena-pantanal se apresenta como mais uma proposta de reificação da natureza e de sua apropriação privada pelo capital, travestida de proteção socioambiental, ou, se se trata, efetivamente, de uma ação ambientalista. Para tanto utiliza-se do método dedutivo, a partir de pesquisa a documentos estaduais, bem como, em atos normativo-legais que sirvam à identificação dos motivos e fundamentação da criação dessa nova figura ambiental-legal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Ribeiro Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em Sociologia e Direito pela UFF, Mestre em Direito pela UEM, graduado em Direito pelo Centro Univ. Toledo de Presidente Prudente. Prof. Adjunto 2 na UFMS.

Napoleão Miranda, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Ciências Sociais pelo IUPERJ. Professor Associado 4 na UFF. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da UFF (PPGSD/UFF).

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

Lopes, C. R., & Miranda, N. (2019). O GEOPARQUE BODOQUENA-PANTANAL(MS) REIFICAÇÃO DA NATUREZA OU PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTALISTA?/ The Geopark Bodoquena-Wetland (MS) Reification case of nature or a proposal for environmental preservation?/ El Geoparque Bodoquena-Pantanal (MS) ¿Reificación de la naturaleza o propuesta de preservación ambientalista?. REVISTA NERA, (50), 193–207. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i50.5903

Edição

Seção

Artigo original