AS TÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARA UM MELHOR GERENCIAMENTO DO TERRITÓRIO NO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT/ Sustainable tactics for better territory management in the municipality of Cáceres-MT/ Tácticas sostenibles para una mejor gestión del territorio en el municipio de Cáceres-MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i50.5877

Palavras-chave:

Ambiente pantaneiro, grupos socioambientais, conflito

Resumo

A questionável forma de desenvolvimento apregoado na atualidade vem cada vez mais tornando fundamental que tenhamos cuidados essenciais para a preservação do meio ambiente. Dessa forma, torna-se cada vez mais urgentes que práticas sustentáveis sejam utilizadas e aplicadas pela sociedade em prol de um ambiente sadio e de um bem-estar coletivo. Está pesquisa tem por escopo apresentar alguns projetos sustentáveis desenvolvidos por grupos sociais, organizações e ONGs no território cacerense, e que visam o bem-estar social e ambiental, objetivando visibilizar ações/lutas desenvolvidas por grupos socioambientais que atuam em defesa do ambiente pantaneiro. Utilizou-se como metodologia de estudo a revisão bibliográfica para o embasamento teórico, com autores que discutem os temas abordados; pesquisa documental em jornais e sites oficiais e visita in loco, com entrevistas, participação em eventos e atividades.  Como resultados da pesquisa pode-se contatar que os grupos socioambientais envolvidos nesses projetos sustentáveis percebem o rio Paraguai e o meio ambiente em sua totalidade, como um bem de valor inigualável; sendo visível os cuidados ambientais e o sentimento de admiração por este bem natural. Todos lutam em prol de uma causa comum, preservar o ambiente pantaneiro para que as gerações atuais e futuras possam ter um lugar habitável e socioeconomicamente sustentável.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria do Ó Loiola, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Mestre em geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Tânia Paula Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/FCT). Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CEUL). É docente do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT-Campus de Cáceres) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNEMAT. Membro do Grupo de Pesquisa: Estudos Agrários (UFMS). Membro do Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (NEGRA/UNEMAT). Diretora da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Cáceres/MT (Gestão 2010-2012 e 2012-2014). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase na Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Agrária e Ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

Loiola, V. do Ó, & Silva, T. P. (2019). AS TÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARA UM MELHOR GERENCIAMENTO DO TERRITÓRIO NO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT/ Sustainable tactics for better territory management in the municipality of Cáceres-MT/ Tácticas sostenibles para una mejor gestión del territorio en el municipio de Cáceres-MT. REVISTA NERA, (50), 173–192. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i50.5877

Edição

Seção

Artigo original