PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO EM TRÊS LAGOAS/MS: DESDOBRAMENTOS E ENTRAVES PARA A RECRIAÇÃO DO CAMPESINATO/National Land Credit Program in Três Lagoas/MS: unfoldment and obstacles for peasantry recreation

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i49.5779

Palavras-chave:

Programa Nacional de Crédito Fundiário, Reforma Agrária de Mercado, Assentamentos Rurais, Campesinato, Recriação Camponesa.

Resumo

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC), de 2003, é uma modalidade de acesso à terra por meio de crédito para aquisição de terras, viabilizado pelo Governo Federal e destinado aos camponeses sem terra ou com pouco terra, mas criticado pelos movimentos sociais com sendo uma reforma agrária de mercado, desde o Programa Cédula da Terra (1996). Este trabalho tem como objetivo a aproximação, teórica e empírica, com a temática da Reforma Agrária de Mercado (RAM) e com os assentamentos de crédito fundiário existentes no município de Três Lagoas (MS): Palmeiras e Paulistinha. Por meio da pesquisa foi possível compreender alguns aspectos da dinâmica da reprodução camponesa, bem como as contradições engendradas nesses assentamentos rurais criados a partir do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Fernanda Luiz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Câmpus de Três Lagoas.

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas (UFMS/CPTL).  Bolsista CAPES. Email: luana_fernanda@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2019-05-02

Como Citar

Luiz, L. F., & Nardoque, S. (2019). PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO EM TRÊS LAGOAS/MS: DESDOBRAMENTOS E ENTRAVES PARA A RECRIAÇÃO DO CAMPESINATO/National Land Credit Program in Três Lagoas/MS: unfoldment and obstacles for peasantry recreation. REVISTA NERA, (49), 83–110. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i49.5779

Edição

Seção

Artigo original