A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS EM ESCOLAS RURAIS NO ESTADO DO MATO GROSSO/The perception of education professionals on the impacts of agrochemicals rural schools in the state of Mato Grosso (Brazil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i46.5770

Palavras-chave:

Escolas Rurais. Percepção Social. Educação Ambiental. Agrotóxicos.

Resumo

Este texto analisa a percepção de diretores, professores e funcionários em relação aos impactos dos agrotóxicos sobre escolas rurais no Estado do Mato Grosso. A metodologia consistiu na aplicação de um questionário quantitativo. Foram realizadas 48 entrevistas com diretores, professores e funcionários de 40 escolas rurais situadas em 34 municípios de diferentes regiões do Estado do Mato Grosso, o que representa aproximadamente 30% do total. Os resultados da pesquisa revelam que a maior parte dos entrevistados apontou para algum tipo de impacto associado ao uso de agrotóxicos no entorno das escolas, seja de forma direta sobre as pessoas ou através da identificação de odores. Além disso, o tema tem sido frequentemente trabalhado em atividades pedagógicas realizadas nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Norder, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Wageningen, Holanda Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos

Natália Santos Lobo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Bacharelado em Agroecologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)); foi bolsista do Programa Jovens Talentos do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica).

Downloads

Publicado

2019-01-17

Como Citar

Norder, L. A., & Lobo, N. S. (2019). A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS EM ESCOLAS RURAIS NO ESTADO DO MATO GROSSO/The perception of education professionals on the impacts of agrochemicals rural schools in the state of Mato Grosso (Brazil). REVISTA NERA, (46), 41–57. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i46.5770

Edição

Seção

Artigo original