PERFIL DO USO DE AGROTÓXICOS NO SUDOESTE DO PARANÁ (2011 – 2016)/Profile of pesticides use in the southwest of Paraná (2011-2016)

Autores

  • Shaiane Carla Gaboardi Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Instituto Federal Catarinense
  • Luciano Zanetti Pessôa Candiotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Francisco Beltrão
  • Lucinéia Maria Ramos Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i46.5566

Palavras-chave:

Agrotóxicos, Sudoeste do Paraná, Sistema de Monitoramento do Comércio e Uso de Agrotóxicos no Paraná (SIAGRO).

Resumo

Esse artigo apresenta dados e mapas sobre o uso de agrotóxicos nos 27 municípios que compõem a Oitava Regional de Saúde do Paraná, a qual está localizada na Mesorregião Sudoeste do estado. Para tanto, foram utilizados dados do Sistema de Monitoramento do Comércio e Uso de Agrotóxicos no Paraná (SIAGRO), que é gerenciado pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR). O SIAGRO foi instituído em 2011, de modo que o artigo discute as informações obtidas entre os anos de 2011 a 2016. Foram mapeados e analisados dados sobre o volume comercializado de agrotóxicos em cada município da referida área de estudo, além da apresentação de gráficos sobre os principais ingredientes ativos comercializados, classificação de uso e volume destinado por cultura. A partir disso, observou-se que a produção de commodities como soja, milho e trigo tem sido responsável pelo consumo exorbitante de agrotóxicos nos 27 municípios em questão, de modo que os principais ingredientes ativos utilizados desencadeiam alto risco de contaminação ambiental e também para a saúde humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shaiane Carla Gaboardi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Instituto Federal Catarinense

Mestra e Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão; Professora de Geografia do Instituto Federal Catarinense, campus Ibirama.

Luciano Zanetti Pessôa Candiotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Francisco Beltrão

Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), atuando no Programa de Pós-graduação em Geografia da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão (Mestrado e Doutorado), e nos cursos de Graduação em Geografia da UNIOESTE (Bacharelado e Licenciatura), campus de Francisco Beltrão.

Lucinéia Maria Ramos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão

Bolsista de Apoio Técnico do Grupo de Estudos Territoriais - GETERR

Publicado

2019-01-17

Como Citar

Gaboardi, S. C., Candiotto, L. Z. P., & Ramos, L. M. (2019). PERFIL DO USO DE AGROTÓXICOS NO SUDOESTE DO PARANÁ (2011 – 2016)/Profile of pesticides use in the southwest of Paraná (2011-2016). REVISTA NERA, (46), 13–40. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i46.5566

Edição

Seção

Artigo original