ESTRATÉGIAS DE TERRITORIALIZAÇÃO DAS CORPORAÇÕES AGROEXTRATIVISTAS NA AMÉRICA LATINA: O CASO DA INDÚSTRIA DE CELULOSE NO BRASIL/Agro extractivist corporations territorial coverage strategies in Latin America: the cellulose industry case in Brazil

Autores

  • Guilherme Marini Perpetua Faculdade de Ciência e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) - Campus de Presidente Prudente (SP).
  • Markus Kröger Universidade de Helsinki
  • Antonio Thomaz Junior Faculdade de Ciência e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i40.5357

Palavras-chave:

celulose, pilhagem territorial, agroextrativismo, Brasil, América Latina.

Resumo

Este início de século marca a ascensão do Brasil ao posto de grande produtor de árvores de rápido crescimento e celulose para exportação, um fenômeno que não deve ser entendido como algo isolado, tendo em vista possuir importantes ramificações globais cuja analise pode melhorar nosso entendimento acerca das mudanças contemporâneas do extrativismo na América Latina. O presente artigo objetiva realizar uma análise multiescalar da expansão do monocultivo arbóreo e da produção de celulose no Brasil contemporâneo, a partir dos mais recentes megaempreendimentos do segmento, com foco nas estratégias de territorialização das corporações para sua efetivação. O principal argumento defendido é que, da maneira como está estruturada, a produção de celulose implica necessariamente a pilhagem ilimitada de recursos territoriais em detrimento dos povos originários, tradicionais, camponeses e dos trabalhadores vinculados ao processo produtivo, no campo e nas fábricas, e da população das áreas atingidas como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Marini Perpetua, Faculdade de Ciência e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) - Campus de Presidente Prudente (SP).

Doutor em Geografia pela UNESP e pós-doutorando pela mesma instituição, com bolsa da FAPESP.

Markus Kröger, Universidade de Helsinki

Doutor em ciências políticas pela Universidade de Helsinki e professor associado em Estudos do Desenvolvimento, na mesma instituição.

Antonio Thomaz Junior, Faculdade de Ciência e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP)

Doutor em Geografia e Professor Adjunto do Departamento de Geografia da UNESP - Campus de Presidente Prudente (SP). Pesquisador 1 PQ/CNPQ. Cordenador do CEGeT e do CETAS.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Perpetua, G. M., Kröger, M., & Thomaz Junior, A. (2017). ESTRATÉGIAS DE TERRITORIALIZAÇÃO DAS CORPORAÇÕES AGROEXTRATIVISTAS NA AMÉRICA LATINA: O CASO DA INDÚSTRIA DE CELULOSE NO BRASIL/Agro extractivist corporations territorial coverage strategies in Latin America: the cellulose industry case in Brazil. REVISTA NERA, (40), 61–87. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i40.5357

Edição

Seção

Artigo original