A FACE INTERNACIONAL DE UMA DISPUTA DE MODELOS RURAIS: ENTENDENDO A ECONOMIA POLÍTICA DA COOPERAÇÃO BRASILEIRA EM AGRICULTURA COM MOÇAMBIQUE/ International face of disputing rural models: understanding the political economy of Brazilian cooperation with Mozambique in agriculture/ La face internationale d’une dispute entre modèles de développement rural : comprendre la politique économique de la coopération brésilienne avec le Mozambique

Autores

  • Matheus Zanella Mestre em Desenvolvimento Rural e pesquisador associado do Institute for Advanced Sustainability Studies (IASS)
  • Carolina Milhorance de Castro Pós-doutoranda da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (REDE CLIMA) e pesquisadora colaboradora do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB)

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i38.5300

Palavras-chave:

Política agrícola, desenvolvimento rural, cooperação para o desenvolvimento, Brasil, Moçambique, economia política

Resumo

A política brasileira de cooperação para o desenvolvimento com países africanos vem se fortalecendo na última década, e Moçambique representa o principal parceiro do Brasil neste âmbito. Tal estratégia se baseia na ideia de que as experiências implementadas no Brasil, em particular àquelas dirigidas ao setor rural, têm o potencial de serem compartilhadas com outros países do Sul. No entanto, é necessário observar que as políticas rurais brasileiras se inserem numa contexto marcado por uma dualidade institucional que tem como estratégia a acomodação de diferentes agendas de desenvolvimento e interesses políticos e econômicos. Dessa forma, tanto esta dualidade institucional influencia a formulação da cooperação técnica com Moçambique, como o compartilhamento de tais experiências enfrenta uma série de desafios no seu processo de recepção e implementação por atores moçambicanos.  O artigo visa, portanto, discutir alguns destes desafios da cooperação brasileira para o desenvolvimento no setor rural. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Zanella, M., & Castro, C. M. de. (2017). A FACE INTERNACIONAL DE UMA DISPUTA DE MODELOS RURAIS: ENTENDENDO A ECONOMIA POLÍTICA DA COOPERAÇÃO BRASILEIRA EM AGRICULTURA COM MOÇAMBIQUE/ International face of disputing rural models: understanding the political economy of Brazilian cooperation with Mozambique in agriculture/ La face internationale d’une dispute entre modèles de développement rural : comprendre la politique économique de la coopération brésilienne avec le Mozambique. REVISTA NERA, (38), 255–279. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i38.5300

Edição

Seção

Artigo original