INVESTIMENTOS E COOPERAÇÃO DO BRASIL E O PADRÃO DE ACUMULAÇÃO EM MOÇAMBIQUE: REFORÇANDO DEPENDÊNCIA E POROSIDADE?/ Brazil's investments and cooperation and the pattern of accumulation in Mozambique: reinforcing dependence and porosity?/ Inversiones y cooperación de Brasil y el patrón de acumulación en Mozambique: reforzando dependencia y porosidad?

Autores

  • Isabela Nogueira Docente de Economia Política na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do Grupo de Análise Marxista Aplicada (GAMA)
  • Ossi Ollinaho
  • Grasiela Baruco Docente de Economia Política na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e membro do Grupo de Análise Marxista Aplicada (GAMA)
  • Alexis Saludjian Docente de Economia Política na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e membro do Grupo de Análise Marxista Aplicada (GAMA)
  • José Paulo Guedes Pinto Docente de Economia e Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC (UFABC) e membro do Grupo de Análise Marxista Aplicada (GAMA)
  • Paulo Balanco Docente de Economia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do Grupo de Análise Marxista Aplicada (GAMA)
  • Eduardo Costa Pinto Docente de Economia Política na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e membro do Grupo de Análise Marxista Aplicada (GAMA)
  • Carlos Schonerwald Docente de Economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro do Grupo de Análise Marxista Aplicada (GAMA)

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i38.5299

Palavras-chave:

Moçambique, Brasil, investimentos diretos estrangeiros, ajuda internacional, teoria da dependência.

Resumo

Depois de duas décadas de altas taxas de crescimento econômico, Moçambique tem experenciado elevados ingressos de investimento estrangeiro direto nos anos recentes. No entanto, um dos países mais pobres do mundo continua com enormes dificuldades para reduzir pobreza e promover mudanças estruturais na economia. Este artigo analisa as características dos investimentos e da ajuda internacional do Brasil em Moçambique e detalha como eles se relacionam com o atual padrão de acumulação do país africano. Utilizando-se do instrumental teórico da Teoria da Dependência Marxista e de leituras mais recentes sobre a porosidade econômica de Moçambique, o artigo argumenta que a recente explosão de investimentos e a dualidade desigual da cooperação do Brasil reforçam o padrão de crescimento poroso e dependente moçambicano, marcado por rápida expansão do PIB e do IED com estagnação da pobreza e das condições de vida das massas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Nogueira, I., Ollinaho, O., Baruco, G., Saludjian, A., Pinto, J. P. G., Balanco, P., Costa Pinto, E., & Schonerwald, C. (2017). INVESTIMENTOS E COOPERAÇÃO DO BRASIL E O PADRÃO DE ACUMULAÇÃO EM MOÇAMBIQUE: REFORÇANDO DEPENDÊNCIA E POROSIDADE?/ Brazil’s investments and cooperation and the pattern of accumulation in Mozambique: reinforcing dependence and porosity?/ Inversiones y cooperación de Brasil y el patrón de acumulación en Mozambique: reforzando dependencia y porosidad?. REVISTA NERA, (38), 220–254. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i38.5299

Edição

Seção

Artigo original