PENSAMENTOS E TENSÕES NOS ESTUDOS DO RURAL NA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA NO BRASIL/Thoughts and tensions in rural studies at postgraduate in geography at the Brazil/Pensamientos y tensiones en los estudios rurales en la pos-graduación de la geografía en Brasil

Autores

  • Guilherme dos Santos Claudino

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i36.5226

Palavras-chave:

Rural, conhecimento, pensamento, dissertações e teses, tensões.

Resumo

O texto tomou como propósito revisitar um conjunto dissertações e teses que se dedicaram ao estudo da história e do estado do conhecimento em que o pensamento geográfico atinente ao rural é o objeto por excelência. A batalha e os modelos de leitura das ideias sobre o rural é o elemento que resume o resultado da presente tentativa. Denominar, ilustrar, desconstruir e reconstruir a imagem do conhecimento e do pensamento geográfico daquilo que se produziu e que se produz na geografia e nos outros planos do conhecimento foram os objetivos salutares de cada trabalho apresentado neste texto. Este trabalho, assim, objetiva demostrar os modos como o rural foi interpretado à luz dos estudos históricos e epistemológicos da geografia brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-16

Como Citar

Claudino, G. dos S. (2017). PENSAMENTOS E TENSÕES NOS ESTUDOS DO RURAL NA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA NO BRASIL/Thoughts and tensions in rural studies at postgraduate in geography at the Brazil/Pensamientos y tensiones en los estudios rurales en la pos-graduación de la geografía en Brasil. REVISTA NERA, (36), 13–35. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i36.5226