A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO AMAPÁ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS/ The Countryside Education Degree in the State of Amapá: current challenges and perspectives/ L'éducation rurale Diplôme en état Amapá: défis et enjeux actuels

Autores

  • Heliadora Georgete Pereira da Costa Governo do Estado do Amapá/Secretaria Municipal de Educação de Santana-AP.
  • Roni Mayer Lomba Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i41.5116

Palavras-chave:

Educação do campo, LEDOC, formação, política pública.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) ofertado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É uma abordagem qualitativa, cuja metodologia constou da análise de documentos tais como, os editais, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e a pesquisa de campo com a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas direcionadas aos acadêmicos, docentes e coordenador do curso, a fim de discutir os impactos dessa política educacional na formação dos sujeitos do campo no Estado do Amapá. A análise dos dados revelou, que a LEDOC é um desafio para a Unifap, uma vez que rompe com o modelo tradicional das licenciaturas mantidas pela instituição, assim como é um grande avanço das políticas públicas de educação voltadas para atender os povos do campo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heliadora Georgete Pereira da Costa, Governo do Estado do Amapá/Secretaria Municipal de Educação de Santana-AP.

Pedagoga, funcionária pública do Setor Econômico do Estado do Amapá, atua junto às comunidades de Pesca do estado como Extensionista Social de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), desenvolve função na Agênica de Pesca do Amapá (PESCAP) credenciada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Roni Mayer Lomba, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Professor Doutor titular no curso de Geografia e no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universdiade Federal do Amapá (UNIFAP).

Downloads

Publicado

2018-02-07

Como Citar

Pereira da Costa, H. G., & Mayer Lomba, R. (2018). A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO AMAPÁ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS/ The Countryside Education Degree in the State of Amapá: current challenges and perspectives/ L’éducation rurale Diplôme en état Amapá: défis et enjeux actuels. REVISTA NERA, (41), 218–235. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i41.5116

Edição

Seção

Artigo original