A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E AS ESCOLAS QUILOMBOLAS NO BRASIL/Quilombola school education and quilombola schools in Brazil

Autores

  • Margarida CASSIA Campos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Tainara Sussai Gallinari UEL

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i35.4894

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola, Brasil.

Resumo

Este artigo tem por objetivo dialogar sobre a educação formal das populações negras, com destaque para a Educação Escolar Quilombola, além de apontar e discutir sua espacialidade no Brasil. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico acerca dessa temática, bem como uma pesquisa baseada nos dados do censo Data Escola Brasil feito pelo INEP em 2014. Tal pesquisa configurou-se pelo caráter quantitativo - número de escolas quilombolas no país - e também qualitativo, levando-se em conta a interpretação e a compreensão dos dados diante da atualidade. Com isso, foi possível obter a quantidade de escolas quilombolas brasileiras de acordo com sua localização, seja no campo ou na cidade, analisar ensino ofertado e os órgãos que mantêm essas instituições de ensino. Conclui-se que tais escolas têm potencial para promover a emancipação das populações negras, ainda que apresentem inúmeras dificuldades, as quais serão apontadas no decorrer do presente texto. 

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Biografia do Autor

Margarida CASSIA Campos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

doutorado em Geografia pela UFSC

Tainara Sussai Gallinari, UEL

graduada do curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2017-04-22

Como Citar

Campos, M. C., & Gallinari, T. S. (2017). A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E AS ESCOLAS QUILOMBOLAS NO BRASIL/Quilombola school education and quilombola schools in Brazil. REVISTA NERA, (35), 199–217. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i35.4894

Edição

Seção

Artigo original