DO SÍTIO CAMPONÊS AO LOTE DE DENDÊ: TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO RURAL NA AMAZÔNIA PARAENSE NO SÉCULO XXI/ From the peasant ranch to the batch of palm oil: the transformation of rural areas in the Amazon in Pará in the XXI century/ De la ferme paysanne au lopin de palmier à huile: transformations de l´espace rural dans l´Amazonie du Pará au XXIème

Autores

  • João Santos Nahum UFPA
  • Cleison Bastos dos Santos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i37.4757

Palavras-chave:

Camponês, agricultor familiar, dendeicultura, Amazônia, rural

Resumo

Enfocamos algumas transformações no espaço rural impulsionadas pela dendeicultura na Amazônia paraense no início do século XXI. Objetivamos mostrar a trajetória da condição espacial de sitiante camponês para agricultor do dendê no município de Moju, precisamente na comunidade do Arauaí a partir da integração de 150 famílias ao projeto de produção de dendê familiar da Agropalma. O universo da pesquisa compõe-se de 44 unidades familiares integrantes dos projetos de dendê familiar I e III da comunidade do Arauaí, que estão integradas ao Grupo Agropalma. Para tanto, revisitamos literatura e legislação concernente ao tema, bem como realizamos trabalho de campo na empresa envolvendo o espaço rural dos municípios de Moju e Acará onde entrevistamos agricultores de dendê, representantes das associações produtoras das comunidades e das empresas integradas a cadeia produtiva, bem como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretaria de Agricultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Santos Nahum, UFPA

Natural de Abaetetuba(PA), João Santos Nahum, gradou-se em licenciatura geografia(1992) na primeira turma de interiorização e em ciências sociais(1995), ambos na Universidade Federal do Pará, onde também fez especialização em Estado e Fronteira(1996) e mestrado em Planejamento do Desenvolvimento no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos(2000). Na PUC-MG fez especialização em Geografia e Planejamento Ambiental(1995) e na Unesp-Rio Claro fez doutorado em geografia(2006) na área de organização do espaço. Em 2008 tornou-se professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, lotado na Faculdade de Geografia e Cartografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA. Pesquisa na área de Geografia Agrária na Amazônia, Política e Organização do Espaço Agrário Amazônico, Modo de Vida de Populações Tradicionais, Conflitos Socioambientais e Recursos Naturais, Recursos Naturais e Fontes de Energia na Amazônia.

Cleison Bastos dos Santos, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará(2005), especialização em Geografia da Amazônia pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia(2009) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Pará(2015). Atualmente é Professor MAG-4 Efetivo da Prefeitura Municipal de Moju, Professor AD4 da Secretaria de Educação do Estado do Pará - 3ª URE, Professor AD-4 Efetivo da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Ernestina Pereira Maia, Estudante da Universidade Federal do Pará, Estágio Docente da Universidade Federal do Pará, Pesquisador da Universidade Federal do Pará, Professor de Geografia da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bernardino Pereira de Barros, Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Leônidas Montes e Professor Efetivo de Geografia da EEEM ECILA PANTOJA DA ROCHA. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Nahum, J. S., & Santos, C. B. dos. (2017). DO SÍTIO CAMPONÊS AO LOTE DE DENDÊ: TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO RURAL NA AMAZÔNIA PARAENSE NO SÉCULO XXI/ From the peasant ranch to the batch of palm oil: the transformation of rural areas in the Amazon in Pará in the XXI century/ De la ferme paysanne au lopin de palmier à huile: transformations de l´espace rural dans l´Amazonie du Pará au XXIème. REVISTA NERA, (37), 54–76. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i37.4757

Edição

Seção

Artigo original