ELEMENTOS CAMPONESES NA AGROPECUÁRIA DO MUNICÍPIO DE MARMELEIRO (PR)/ Peasants elements in agriculture of Marmeleiro city (PR)/Elementos campesinos en la agropecuaria del municipio de Marmeleiro (PR)

Autores

  • Luís Carlos Braga
  • Marcos Aurelio Saquet

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i37.4431

Palavras-chave:

Mecanização, Elementos camponeses, Temporalidades.

Resumo

O objetivo principal deste estudo é identificar e compreender a permanência de elementos camponeses na agropecuária do município de Marmeleiro - localizado no Sudoeste do Paraná - após a implantação e contínua expansão da chamada modernização da agricultura. Para isso, identificaram-se os diferentes ritmos de tempo presentes na produção agropecuária, tanto os lentos como os mais rápidos, por meio dos conceitos de tempo e território e, das noções de territorialidade e temporalidade. Com isso, demostrar-se-á os ritmos de tempo, destacando-se as permanências. Para tanto, analisou-se a produção de aves e fumo, através do sistema de integração; a produção de grãos (soja e milho); a produção de leite e a produção para o consumo familiar, demonstrando-se como essas atividades interferem no ritmo de tempo dos agricultores, coexistindo com elementos camponeses que ainda estão presentes e são importantes no município estudado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Braga, L. C., & Saquet, M. A. (2017). ELEMENTOS CAMPONESES NA AGROPECUÁRIA DO MUNICÍPIO DE MARMELEIRO (PR)/ Peasants elements in agriculture of Marmeleiro city (PR)/Elementos campesinos en la agropecuaria del municipio de Marmeleiro (PR). REVISTA NERA, (37), 77–104. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i37.4431

Edição

Seção

Artigo original