O DESENVOLVIMENTO COMO LIBERDADE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CARRASCO NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA (AL)/Development as freedom at quilombo of Carrasco in the city of Arapiraca (AL)

Autores

  • Andrea Yumi Sugishita Kanikadan Universidade Federal de Alagoas
  • Rafael José Navas da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i40.4191

Palavras-chave:

Desenvolvimento Local, Quilombos, Multifuncionalidade da Agricultura

Resumo

Este estudo tem como objetivo reconhecer a multifuncionalidade da agricultura como possibilidade de desenvolvimento como liberdade, para a comunidade quilombola do Carrasco (Arapiraca-AL). Trata-se de analisar dados a partir de diagnóstico sociocultural, econômico e ambiental sob a ótica das liberdades humanas e da multifuncionalidade da agricultura. As comunidades quilombolas são grupos portadores de nossa herança cultural e histórica. Recentemente, essas comunidades veem fortalecendo seus meios de luta e sua participação ativa na sociedade. A metodologia utilizada envolve levantamento de dados primários e secundários. Utilizou-se a realização de entrevista semi-estruturada, com moradores da comunidade, líder da associação, diretora da escola e do posto de saúde. Os resultados mostram uma comunidade carente de ações públicas que permitam desenvolver suas capacidades no sentido de se buscar a expansão das liberdades humanas e consequentemente, o desenvolvimento como liberdade. Por outro lado, existe uma forte identificação com o território, o que abre espaço para se pensar em políticas públicas que garantam o empoderamento e a emancipação desse grupo de modo que possam produzir e se reproduzir no espaço considerado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Yumi Sugishita Kanikadan, Universidade Federal de Alagoas

Professora doutora do Curso de Administração Pública da UFAL, Campus Arapiraca

Área: Gestão social

Rafael José Navas da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Professor doutor do curso de Agroecologia da UFAL

Área: Agroecologia

 

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Kanikadan, A. Y. S., & Navas da Silva, R. J. (2017). O DESENVOLVIMENTO COMO LIBERDADE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CARRASCO NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA (AL)/Development as freedom at quilombo of Carrasco in the city of Arapiraca (AL). REVISTA NERA, (40), 273–293. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i40.4191

Edição

Seção

Artigo original