A POLÍTICA DE REFORMA AGRÁRIA NO VALE DO SÃO FRANCISCO: SEMIFEUDALIDADE E CAPITALISMO BUROCRÁTICO NO CAMPO/Agrarian reform policy in the São Francisco Valley: semi-feudalism and bureaucratic capitalism in the field/La política de reforma agraria en el Vale del São Francisco: semifeudalidad y capitalismo burocrático en el campo

Autores

  • Moisés Diniz de Almeida Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina
  • Franciel Coelho Luz de Amorim Universidade de Pernambuco
  • Flávio Pereira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i33.3942

Palavras-chave:

Submédio do São Francisco, Capitalismo burocrático, Agricultura irrigada, Reforma agrária, Assentamentos.

Resumo

A investigação teve como objetivo analisar a aplicação da política de reforma agrária no Submédio do São Francisco, verificando as alterações na estrutura fundiária da região e identificando como o capitalismo burocrático está delineando relações de produção na agricultura irrigada da região. Para a investigação e análise, foram utilizados o método histórico dialético e a observação participante da situação de vida e produção em três assentamentos: Ouro Verde, Safra e Catalunha, conformados pela aplicação da reforma agrária na década de 1990. Por meio das formulações de Lênin (2000); Martín-Martín (2007); Serrano (1991); dentre outros, foi possível observar que o processo de reforma agrária não solucionou o problema camponês e impulsionou o predomínio do capitalismo burocrático no campo: a reprodução de um campesinato minifundista; existência de características e relações Semifeudais (pré-capitalistas); produção destinada a atravessadores, já que não possuem sistema de escoamento; e, por último, a composição de um enorme contingente de mão de obra abundante, condicionados por certas condições de miséria a vender sua força de trabalho, em curto período de assalariamento e em diárias, para as grandes fazendas produtoras de frutas instaladas próximas dos assentamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés Diniz de Almeida, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina

Mestre em História pela Universidade federal de Pernambuco - UFPE; Professor Titular do Colegiado de História da Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina.

Franciel Coelho Luz de Amorim, Universidade de Pernambuco

Graduado em História pela Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina; Professor de História da Educação Básica da Rede Estadual da Bahia.

Flávio Pereira, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História UFAL- Universidade Federal de Alagoas/ Bolsista CAPES –Coordenação de Aperfeiçoamento Profissional do Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

Almeida, M. D. de, Amorim, F. C. L. de, & Pereira, F. (2016). A POLÍTICA DE REFORMA AGRÁRIA NO VALE DO SÃO FRANCISCO: SEMIFEUDALIDADE E CAPITALISMO BUROCRÁTICO NO CAMPO/Agrarian reform policy in the São Francisco Valley: semi-feudalism and bureaucratic capitalism in the field/La política de reforma agraria en el Vale del São Francisco: semifeudalidad y capitalismo burocrático en el campo. REVISTA NERA, (33), 181–205. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i33.3942

Edição

Seção

Artigo original