JOVENS FAXINALENSES NO ESTADO DO PARANÁ: A PRODUÇÃO DAS TERRITORIALIDADES EM SITUAÇÃO DE FRONTEIRA/Young Faxinalenses in the state of Parana: the production of territoriality in border situation/ Jóvenes Faxinalenses en el estado del Paraná: la producción de territorialidades en situación de frontera

Autores

  • Willian Simões Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jorge Ramón Montenegro Gómez Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i33.3851

Palavras-chave:

Juventude Faxinalense, Territorialidades, Situação de Fronteira, Invisibilidade, Precarização do Território

Resumo

O presente texto é resultado de nossa trajetória investigativa realizada junto a jovens que vivem em comunidades tradicionais de faxinais no estado do Paraná, entre os anos de 2011 e 2013, que resultou em tese de doutorado. Ancorados nos pressupostos da pesquisa participante, trabalhamos com cerca de 69 jovens oriundos de diferentes comunidades faxinalenses. A partir de trabalhos de campo e de atividades de pesquisa desde uma perspectiva dialógica, passamos a evidenciar que estes jovens vêm constituindo suas territorialidades entre: 1 – territorialidades específicas de seu modo de vida; 2 – territorialidades distintas, como resultado das relações campo-cidade, família-comunidade-mundo etc.; 3 – a produção de invisibilidades provocada no seio das relações geracionais dentro dos próprios faxinais, assim como pelo Estado, que desconhece ou reconhece de forma precária e/ou marginal o modo de vida faxinalense; 4 – a precarização de suas vidas no território, provocadas pela ausência ou atendimento marginalizado de políticas públicas. Objetiva-se aqui, considerando estas evidências, apresentar um conjunto de reflexões que sustenta a compreensão de que essa juventude vem produzindo suas territorialidades em situação de fronteira. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian Simões, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduado em Geografia pelas Faculdades Integradas Espírita (2003). Especialista em Geopolítica por esta mesma instituição (2005). Mestre em Geografia, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2009). Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2015). Professor da área de Ensino de Geografia na Universidade Federal da Fonteira Sul.

Jorge Ramón Montenegro Gómez, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Econômicas e Empresariais - Seção Economia - Universidad de Valladolid (1993); graduação em Geografia, pela Universidad de Barcelona (1999). Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2002). Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Presidente Prudente (2006). Professor adjunto III da Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Geografia, nos cursos de graduação e pós-graduação. 

 

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

Simões, W., & Montenegro Gómez, J. R. (2016). JOVENS FAXINALENSES NO ESTADO DO PARANÁ: A PRODUÇÃO DAS TERRITORIALIDADES EM SITUAÇÃO DE FRONTEIRA/Young Faxinalenses in the state of Parana: the production of territoriality in border situation/ Jóvenes Faxinalenses en el estado del Paraná: la producción de territorialidades en situación de frontera. REVISTA NERA, (33), 63–97. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i33.3851

Edição

Seção

Artigo original