A REPRODUÇÃO CONTRADITÓRIA DO CAMPESINATO FRENTE A TERRITORIALIDADE DO AGRONEGÓCIO: SUBORDINAÇÕES E RESISTÊNCIAS EM ASSENTAMENTOS RURAIS NO CENTRO-SUL DO PARANÁ/The contradictory reproduction of the peasantry in the central-southern Paraná front of agribu

Autores

  • Djoni Roos Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i30.3849

Palavras-chave:

território camponês, territorialidade do agronegócio, subordinação ao capital, relação dialética, estratégias de resistência camponesa.territorialidade.

Resumo

O texto objetiva problematizar e debater a territorialidade do agronegócio no interior dos assentamentos rurais, a fim de compreender as conflitualidades, contradições e resistências geradas neste processo. O recorte analítico abrange quatro assentamentos rurais da mesorregião Centro-Sul do Paraná: Celso Furtado no município de Quedas do Iguaçu, Ireno Alves dos Santos, Marcos Freire e Dez de Maio no município de Rio Bonito do Iguaçu. Todos estes foram conquistados a partir da ocupação do latifúndio Giacomet-Marodin/Araupel. Assim, o estudo dialoga com as contradições e a relação dialética inserida na produção das condições necessárias à reprodução social dos camponeses, ou seja, aponta para os desafios inerentes ao processo de construção do território campesino, bem como, para as estratégias de superação desta condição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djoni Roos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Presidente Prudente - FCT/UNESP. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária - NERA - FCT/UNESP. Coordenador do Laboratório e Grupo de Pesquisa de Geografia das Lutas no Campo e na Cidade - GEOLUTAS - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon.

Downloads

Publicado

2016-04-15

Como Citar

Roos, D. (2016). A REPRODUÇÃO CONTRADITÓRIA DO CAMPESINATO FRENTE A TERRITORIALIDADE DO AGRONEGÓCIO: SUBORDINAÇÕES E RESISTÊNCIAS EM ASSENTAMENTOS RURAIS NO CENTRO-SUL DO PARANÁ/The contradictory reproduction of the peasantry in the central-southern Paraná front of agribu. REVISTA NERA, (30), 169–187. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i30.3849

Edição

Seção

Artigo original