SOBERANIA ALIMENTAR E TERRITÓRIOS CAMPONESES: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) (Food sovereignty and peasants territories: an analysis of the Food Acquisition Program (FAP))

Autores

  • Janaína Francisca de Souza Campos Vinha
  • Monica Schiavinatto

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i26.3576

Resumo

O presente artigo contribui para a reflexão e o debate do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) como política que estimula a soberania alimentar e fortalece a construção dos territórios camponeses. Procura-se discutir a soberania alimentar como um projeto dos movimentos sociais na busca pelo desenvolvimento dos territórios camponeses e que se amplia à toda sociedade. Foram pesquisadas 36 comunidades, cuja coleta de campo realizou um amplo levantamento de informações e dados, além de entrevistas, por amostra, em todas as macrorregiões brasileiras. No limiar das políticas compensatórias e emancipatórias, compreende-se que o PAA vem possibilitando maior autonomia à agricultura camponesa, elemento necessário para que as mudanças estruturais sejam realizadas em contraposição à lógica do agronegócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Francisca de Souza Campos Vinha

Profa. Dra. da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (UNESP-TerritoriAL)

Monica Schiavinatto

Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (UNESP-TerritoriAL)

Downloads

Como Citar

Vinha, J. F. de S. C., & Schiavinatto, M. (2015). SOBERANIA ALIMENTAR E TERRITÓRIOS CAMPONESES: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) (Food sovereignty and peasants territories: an analysis of the Food Acquisition Program (FAP)). REVISTA NERA, (26), 183–203. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i26.3576