ABORDAGEM TERRITORIAL DA SEGURANÇA ALIMENTAR: ARTICULAÇÃO DO CAMPO E DA CIDADE NO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA): CONSIDERAÇÕES SOBRE O CASO COLOMBIANO (A territorial approach to food security: building connections between the city ...)

Autores

  • Hellen Charlot Cristancho Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i26.3571

Palavras-chave:

relação campo-cidade, segurança alimentar, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Colômbia, Brasil.

Resumo

Na América Latina, tanto os estudos urbanos como os rurais têm oferecido variadas proposições e debates sobre as mudanças da relação campo-cidade, porém, ainda que se considerem algumas das perspectivas mais relevantes, a reflexão que se expõe neste texto parte de ressaltar certas permanências que a nosso juízo constituem elementos chave na analise do contexto contemporâneo desta relação: a dimensão agraria da ruralidade, a bimodalidade na produção agrária desde a colônia até hoje, e em especial, a questão alimentar. Com o centro de apreciação no papel da agricultura familiar na segurança alimentar no Brasil e na Colômbia é apresentada uma síntese do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), sua abrangência e limitações como articulador dos territórios urbanos e rurais e como possibilidade de vinculação dos setores populares do campo com os da cidade. Posteriormente, se assinala uma proposta de abordagem territorial da segurança alimentar, bem como das contribuições da geografia na compreensão do processo alimentar pelo qual impreterivelmente se ligam o campo e a cidade. No final são apontadas considerações sobre a implementação de estratégias de fomento à agricultura familiar na Colômbia baseadas na experiência do PAA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hellen Charlot Cristancho, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Presidente Prudente

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Geografia, FCT/UNESP

Campus de Presidente Prudente

Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA)

Mestre em Meio ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Nacional da Colômbia

e-mail: hellen.cristancho@gmail.com

Downloads

Como Citar

Cristancho, H. C. (2015). ABORDAGEM TERRITORIAL DA SEGURANÇA ALIMENTAR: ARTICULAÇÃO DO CAMPO E DA CIDADE NO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA): CONSIDERAÇÕES SOBRE O CASO COLOMBIANO (A territorial approach to food security: building connections between the city .). REVISTA NERA, (26), 51–69. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i26.3571