AGRICULTURA FAMILIAR E OS MERCADOS INSTITUCIONAIS: ANÁLISE DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (CPR-DOAÇÃO) EM BOA VISTA-RORAIMA/ Family farming and institutional markets: analysis of Food Acquisition Program (CPR-Donation) in Boa Vista, Roraima

Autores

  • João Henrique Rocha UFPEL/UFRR
  • Flávio Sacco dos Anjos UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i31.3553

Palavras-chave:

Sociologia rural, Programa de Aquisição de Alimentos, Agricultura Familiar.

Resumo

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem se convertido em uma vitrine em termos de políticas públicas dirigidas a agricultura familiar no Brasil. Dois de seus principais objetivos são, de um lado, o fortalecimento econômico e social dos produtores familiares através da compra da produção por parte dos organismos públicos e, por outro lado, a luta contra a fome e a desnutrição mediante a distribuição dos alimentos para a população em situação de insuficiência alimentar. Neste artigo, analisa-se a execução do PAA no município de Boa Vista (estado de Roraima) e, mediante a utilização do enfoque de capital social, se descreve a rede social gerada em torno do Programa e o tipo de relações que se produz entre os atores que formam parte dela. O estudo está centrado em analisar os efeitos do PAA no âmbito dos produtores que participam do Programa, e os resultados mostram uma rede social débil, que se sustenta no protagonismo de alguns atores, a exemplo da CONAB, e também onde são nítidas a carência de um estoque de capital social suficientemente equilibrado em suas distintas dimensões. Esse quadro conjuntural levanta inquietações sobre a eficiência de uma estratégia de desenvovimento como o PAA em territórios de baixa institucionalidade e escasso nível de coesão social, que por sua vez nos traz incertezas sobre os atuais efeitos positivos entre os beneficiários possam ser sustentáveis no tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Henrique Rocha, UFPEL/UFRR

Agrônomo, Professor da UFRR, M.SC em Economia, M.Sc. em Desenvolvimento Rural, Doutor em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da UFPEL.

Flávio Sacco dos Anjos, UFPEL

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas; Professor do DCSA/FAEM/UFPel, Pesquisador II do CNPq.

Downloads

Publicado

2016-08-17

Como Citar

Rocha, J. H., & Anjos, F. S. dos. (2016). AGRICULTURA FAMILIAR E OS MERCADOS INSTITUCIONAIS: ANÁLISE DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (CPR-DOAÇÃO) EM BOA VISTA-RORAIMA/ Family farming and institutional markets: analysis of Food Acquisition Program (CPR-Donation) in Boa Vista, Roraima. REVISTA NERA, (31), 111–142. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i31.3553

Edição

Seção

Artigo original