O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside

Autores

  • Franciele Druzian UFSM
  • Ane Carine Meurer UFSM
  • Angelita Zimermmann UFSM
  • Aline Freitas Dezotti Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i30.3296

Palavras-chave:

Lugar, educação do campo, escola do meio rural

Resumo

O texto é um estudo inserido no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Com a finalidade de investigar, nas esferas teórica e prática, sobre o lugar – do campo -, com o viés centrado na Educação Infantil, buscou-se fazer um estudo do lugar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A investigação trata o lugar como uma categoria significativa para contextualização sócio-histórica do espaço. Para isso, utilizou-se da abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores da Geografia e da Educação do Campo, com o objetivo de trazer à discussão aspectos importantes da relação lugar e escolas do meio rural e suas imbricações com o processo de ensino e de aprendizagem, em interface com os sujeitos dessa relação. Essa proposta pretende contribuir para o fortalecimento da ideia de que a concepção de lugar é uma ferramenta-chave para o conhecimento dentro da Educação Infantil no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Druzian, UFSM

Franciele Druzian - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia, PPGGeo/UFSM, bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa Do Rio Grande do Sul e Professora da Rede Municipal de Ensino do Município de Santa Maria/RS.

Ane Carine Meurer, UFSM

Ane Carine Meurer - Professora Doutora do Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Educação/CE e do Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências da Universidade Federal de Santa Maria – PPGGeo/UFSM.

Angelita Zimermmann, UFSM

Angelita Zimermmann - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia, PPGGeo/UFSM, Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Aline Freitas Dezotti, Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes

Pedagoga, professora na EMEF Major Tancredo Penna de Moraes, da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, especialista em Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2016-04-15

Como Citar

Druzian, F., Meurer, A. C., Zimermmann, A., & Dezotti, A. F. (2016). O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside. REVISTA NERA, (30), 205–228. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i30.3296

Edição

Seção

Artigo original