ANÁLISE DO PROCESSO DE ESPACIALIZAÇÃO DO MST NO ESTADO DE SÃO PAULO EM DIFERENTES CONTEXTOS HISTÓRICO-GEOGRÁFICOS (Analysis of the process of MST spatialization in the state of São Paulo in different settings historical and geographical)

Autores

  • Camila Ferracini Origuéla Universidade Estadual Paulista, UNESP, Presidente Prudente, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i27.3210

Palavras-chave:

questão agrária, luta pela terra, ocupações de terra, acampamentos, MST

Resumo

A luta pela terra é interpretada ao longo deste artigo como uma questão histórico-estrutural intrínseca aos processos de formação do território brasileiro e desenvolvimento do modo capitalista de produção no campo. Partindo dessas premissas, este artigo tem como objetivo compreender o processo de espacialização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que ocorre por meio de ocupações de terra e acampamentos, no estado de São Paulo em diferentes contextos histórico-geográficos. O primeiro contexto histórico-geográfico corresponde ao final da década de 1980 e início da década de 1990, no qual o processo de espacialização do MST ocorria por meio do multidimensionamento dos espaços de socialização política. O segundo contexto histórico-geográfico diz respeito ao final de década de 1990 e início da década de 2000, no qual houve a sobreposição dos espaços de socialização política. E, por fim, o terceiro contexto corresponde à contemporaneidade. Compreendemos a partir das leituras bibliográficas, dos levantamentos de dados e das pesquisas empíricas que, os acampamentos de luta pela terra se transformaram em espaços de socialização política precários e/ou incompletos, no quais as relações socioespaciais e, consequentemente, organizacionais são esporádicas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Ferracini Origuéla, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Presidente Prudente, São Paulo

Mestre em geografia pela FCT-UNESP Campus de Presidente Prudente

Downloads

Publicado

2015-09-02

Como Citar

Origuéla, C. F. (2015). ANÁLISE DO PROCESSO DE ESPACIALIZAÇÃO DO MST NO ESTADO DE SÃO PAULO EM DIFERENTES CONTEXTOS HISTÓRICO-GEOGRÁFICOS (Analysis of the process of MST spatialization in the state of São Paulo in different settings historical and geographical). REVISTA NERA, (27), 113–137. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i27.3210

Edição

Seção

Artigo original