SUCESSÃO DA GESTÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO SANTA OLGA NO MUNICÍPIO DE NOVA ANDRADINA EM MATO GROSSO DO SUL/Succession management in family agriculture: a case study in the settlement Santa Olga in Nova Andradina in Mato

Autores

  • Fabiano Greter Moreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Madalena Maria Schlindwein Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i29.3207

Palavras-chave:

continuidade e permanência, desenvolvimento local, políticas públicas no campo.

Resumo

A permanência e a continuidade das pequenas propriedades no Brasil, sobretudo na Agricultura Familiar, dentro dos assentamentos rurais, não são apenas um desafio, mas a sobrevivência do campo como história de desenvolvimento rural e social e, ainda, a produção local de alimentos de uma sociedade. A migração do campo para a cidade é uma realidade, pois a busca de melhores condições de rendimentos, de estudos para os mais jovens e a ausência de aptidão pelo campo por parte de alguns produtores geram a não permanência nas propriedades. A pesquisa objetivou analisar a percepção dos agricultores sobre a Sucessão da Gestão na Agricultura Familiar no Projeto de Assentamento (PA) Santa Olga, localizado no município de Nova Andradina, em Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada neste estudo está baseada em um estudo de caso, com coleta de dados por meio da aplicação de questionários aos assentados visitados, totalizando 90 lotes. Os principais resultados mostram que a percepção de sucessão dos assentados do PA Santa Olga sobre a preparação de sucessores nos lotes é pequena e a grande maioria dos produtores ouvidos durante esta pesquisa não realiza nenhuma estratégia de continuidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Greter Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui Graduação em Administração (2005) e Especialização em Administração Financeira e Logística pela Faculdade de Ciências Contábeis de Nova Andradina - FACINAN (2007). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, oferecido pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2014). Atua como docente nos Cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira na Faculdade de Administração de Nova Andradina (FINAN/UNIESP), no Curso de Tecnologia em Gestão Financeira e Administração de Empresas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, no Campus de Nova Andradina. Consultor na área de Segurança e Saúde Ocupacional e Pesquisador com ênfase na Agricultura Familiar, Assentamentos Rurais, Recursos Humanos, Gestão em Agronegócios, Logística, Desenvolvimento Local e Regional e Políticas Públicas .

Madalena Maria Schlindwein, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Ciências, área de concentração em Economia Aplicada, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Esalq-USP (2006). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: economia do consumidor, análises socioeconômicas, padrão de consumo alimentar, custo de oportunidade do tempo da mulher. Professora e Pesquisadora da Universidade Federal da Grande Dourados na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia. Professora do Quadro Permanente do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Agronegócios, área de concentração Agronegócios e Desenvolvimento, atuando na Linha de Pesquisa Mercados e Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2016-02-05

Como Citar

Moreira, F. G., & Schlindwein, M. M. (2016). SUCESSÃO DA GESTÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO SANTA OLGA NO MUNICÍPIO DE NOVA ANDRADINA EM MATO GROSSO DO SUL/Succession management in family agriculture: a case study in the settlement Santa Olga in Nova Andradina in Mato. REVISTA NERA, (29), 151–173. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i29.3207

Edição

Seção

Artigo original