CONSOLIDAÇÃO DA HEGEMONIA DAS CORPORAÇÕES, MONOPOLIZAÇÃO DO TERRITÓRIO E ACUMULAÇÃO POR ESPOLIAÇÃO: O CASO DA CARGILL NO BRASIL E NA ARGENTINA (Consolidation of corporation's hegemony, territory's monopolization and acumulation for dispossession...)

Autores

  • Yamila Goldfarb USP

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i27.3139

Palavras-chave:

Cargill, coorporações, Regime Alimentar Corporativo, Argentina, monopólios

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de elucidar algumas das transformações ocorridas no campo do Brasil e da Argentina a partir da década de 1970, por meio da análise do estabelecimento do que chamamos regime alimentar corporativo, mais especificamente no que se refere ao segmento de grãos e óleos, e seus impactos no desenvolvimento geográfico desigual do capitalismo em ambos países. Fizemos isso focando nas estratégias de territorialização da Cargill, empresa com forte presença em ambos os países, e buscamos ver o que elas nos revelam acerca da estruturação do regime alimentar corporativo. Uma das hipóteses averiguadas foi a de que com o advento do neoliberalismo houve a consolidação e aprofundamento da hegemonia das corporações do setor agroalimentar. É sobre isso que trataremos no presente artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yamila Goldfarb, USP

Yamila Goldfarb é doutora em geografia pela Universidade de São Paulo e autora do livro A luta pela terra entre o campo e a cidade: reforma agrária, movimentos sociais e novas formas de assentamento, editado pela Annablume.

Downloads

Publicado

2015-09-02

Como Citar

Goldfarb, Y. (2015). CONSOLIDAÇÃO DA HEGEMONIA DAS CORPORAÇÕES, MONOPOLIZAÇÃO DO TERRITÓRIO E ACUMULAÇÃO POR ESPOLIAÇÃO: O CASO DA CARGILL NO BRASIL E NA ARGENTINA (Consolidation of corporation’s hegemony, territory’s monopolization and acumulation for dispossession.). REVISTA NERA, (27), 11–37. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i27.3139

Edição

Seção

Artigo original