DISPUTAS PELA TERRA E NA TERRA: POSSIBILIDADES PARA PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA NO ASSENTAMENTO CUNHA, EM CIDADE OCIDENTAL, GO (Dispute over the land and on the land: possibilities for agro-ecological production at Cunha settlement, in Cidade Ocidental...)

Autores

  • Edson Batista Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Manoel Calaça Universidade Federal de Goias

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i27.3026

Palavras-chave:

Território, Agroecologia, Campesinato, Agronegócio, Disputa Territorial,

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar se a conquista e produção territorial do Assentamento Cunha contribuiu para a produção agroecológica, assim como apontar se o agronegócio interfere na sua territorialidade cotidiana. Para atingi-los foram realizadas pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, além de pesquisa de campo, também foram utilizadas caderneta e máquina fotográfica. Os resultados apontam que a conquista da Fazenda Cunha contribuiu para a produção agroecológica, pois representou a retomada do território do agronegócio. A produção territorial do Assentamento Cunha, fruto da disputa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST), com a base, o Estado e a Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), não impediu a produção agroecológica, mas dificultou a formação do território agroecológico amplo. Pois, a disposição dos limites negligenciou princípios da agroecologia, como a autonomia dos produtores, por meio da agrobiodiversidade. Já a economia do agronegócio interfere na territorialidade do assentamento, com o cercamento material da produção em Cristalina. Além dos resultados do pacto de poder do agronegócio, que determina os rumos da política agrícola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Batista Silva, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Licentura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2005), Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2014). Também é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia Agrária e Dinâmicas Territoriais (NEPAT) da Universidade Federal de Goiás-Instituto de Estudos socioambientais. Atualmente é professor em regime estatutário pela Universidade Estadual de Goiás,Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Territórios em Disputa, Educação do Campo, Educação Ambiental, Agroecologia e Ensino de geografia.

Manoel Calaça, Universidade Federal de Goias

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (1974), mestrado em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro (1983) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: migração, modernização do campo, territorializaçao do capital no Cerrado, relações de trabalho, mobilidade populacional e agriculturae movimentos sociais no campo

Downloads

Publicado

2015-09-03

Como Citar

Silva, E. B., & Calaça, M. (2015). DISPUTAS PELA TERRA E NA TERRA: POSSIBILIDADES PARA PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA NO ASSENTAMENTO CUNHA, EM CIDADE OCIDENTAL, GO (Dispute over the land and on the land: possibilities for agro-ecological production at Cunha settlement, in Cidade Ocidental.). REVISTA NERA, (27), 214–239. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i27.3026

Edição

Seção

Artigo original