A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE ASSESSORIA TÉCNICA, SOCIAL E AMBIENTAL AOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NOS ANOS DE 2002 A 2008: DIRETRIZES, FORMATOS INSTITUCIONAIS E DINÂMICA DE EXECUÇÃO (The implementation of the program...)

Autores

  • César Augusto Da Ros Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcos Botton Piccin

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i27.3014

Palavras-chave:

Assessoria técnica, assentamentos rurais, agricultores assentados, reforma agrária.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a dinâmica de execução do programa de assessoria técnica, social e ambiental aos assentamentos de reforma agrária no estado do Rio de Janeiro entre os anos de 2002 a 2008, levando-se em consideração as diretrizes, os formatos institucionais e o modo de funcionamento preconizado em seus manuais operacionais. Argumenta-se aqui, que a correspondência entre as diretrizes, os formatos institucionais preconizados e o modo de execução das ações do referido programa junto às famílias de agricultores assentados estão diretamente relacionadas à dinâmica das lutas sociais travadas em favor da realização de uma reforma agrária e do "lugar" ocupado por esta política nas estratégias de desenvolvimento rural, em curso no país.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Augusto Da Ros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor Adjunto II no Departamento de Ciências Sociais, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, exercendo o cargo de Pró-Reitor de Assuntos Estudantis na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: reforma agrária, movimentos sociais do campo, desenvolvimento rural, agricultura familiar e políticas de assistência técnica e extensão Rural.

Downloads

Publicado

2015-09-03

Como Citar

Da Ros, C. A., & Piccin, M. B. (2015). A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE ASSESSORIA TÉCNICA, SOCIAL E AMBIENTAL AOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NOS ANOS DE 2002 A 2008: DIRETRIZES, FORMATOS INSTITUCIONAIS E DINÂMICA DE EXECUÇÃO (The implementation of the program.). REVISTA NERA, (27), 183–213. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i27.3014

Edição

Seção

Artigo original