A EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO SOBRE OS ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA: O CASO DO PA FAZENDA PRIMAVERA (ANDRADINA-SP) (The expansion of agribusiness on the settlements of agrarian reform: the case of the PA Fazenda Primavera (Andradina-SP))

Autores

  • Rafael de Oliveira Coelho dos Santos Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i25.2723

Palavras-chave:

Disputa territorial, Propriedade da terra, Agronegócio, Campesinato, Reforma Agrária.

Resumo

O objetivo deste trabalho é expor a disputa territorial entre o agronegócio e o campesinato assentado no Projeto de Assentamento Fazenda Primavera, em Andradina, Noroeste do estado de São Paulo, onde as famílias já são proprietárias da terra. O avanço do agronegócio tem demonstrado a permanência do conflito e da contradição nas relações sociais que modificam a configuração dos territórios e atualizam a Questão Agrária brasileira. As revoluções agrícolas, a monopolização das políticas públicas e dos fundos estatais, a dotação desigual de recursos e a perspectiva de crescimento como sinônimo de produtividade, atribuíram condição hegemônica ao agronegócio, excluindo grande parte do campesinato dos circuitos produtivos modernos com seus padrões tecnológicos, que estabelecem formas de resistência no território. Buscamos identificar como os fatores que interferem na disputa territorial, como a emancipação dos assentamentos e a insuficiência de políticas públicas, se articulam e se materializam em processos geográficos como a desterritorialização. A expansão da cana-de-açúcar e do eucalipto indica que a disputa é pelo acesso aos recursos fundamentais à atividade produtiva, como a terra e o território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Oliveira Coelho dos Santos, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Presidente Prudente

Aluno vinculado ao Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGG) da UNESP de Presidente Prudente, e ao Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA). Atua na área de Geografia Agrária.

Downloads

Publicado

2014-12-23

Como Citar

Santos, R. de O. C. dos. (2014). A EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO SOBRE OS ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA: O CASO DO PA FAZENDA PRIMAVERA (ANDRADINA-SP) (The expansion of agribusiness on the settlements of agrarian reform: the case of the PA Fazenda Primavera (Andradina-SP)). REVISTA NERA, (25), 102–135. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i25.2723

Edição

Seção

Artigo original