A “NOVA” QUESTÃO AGRÁRIA EM ANDALUCÍA: PROCESSOS DE RECAMPESINIZAÇÃO EM TEMPOS DE IMPÉRIOS AGROALIMENTARES (The ‘new’ agrarian question in Andalucia: processes of repeasantization at times of agrifood empires)

Autores

  • Rosemeire Aparecida de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Três Lagoas, Mato Grosso do Sul
  • David Gallar Hérnandez Universidad de Córdoba
  • Ángel Calle Collado Universidad de Córdoba

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i24.2719

Palavras-chave:

Andalucía, questão agrária, (re)criação camponesa, agroecologia

Resumo

Vivemos ainda, em escala mundial, sob os reflexos da última grande crise financeira do capital que, em 2008, se alastrou a partir da economia e do sistema bancário norte-americano. Por conseguinte, assistimos à incessante busca para racionalizar o sistema de acumulação, e neste processo a terra ganhou papel fundamental, seja por meio da sua desnacionalização ou pelo controle dos produtos da cadeia do "Agro", exercido pelos "Impérios" agroalimentares (PLOEG, 2008). O ordenamento dos Impérios significa o controle do território e a disseminação de normas e padrões como forma de assegurar a apropriação das riquezas. Situação que sinaliza que o capital encontrou fôlego no sistema agroalimentar e no controle dos bens primários, em particular minérios, grãos, agrocombustíveis e celulose - grande parte transformada em commodities. A análise da questão agrária, em Andalucía-ES, representa a possibilidade de se pensar novas configurações da questão agrária, dentre elas, a aproximação entre a luta pela terra e o debate acerca da insatisfação com o atual sistema agroalimentar global - em outras palavras, a confluência do debate da posse e do uso da terra. Certamente, trata-se de um desenho da necessária aliança cidade-campo capaz de acelerar a democratização da terra e a transição agroecológica no horizonte de alternativas à crise neoliberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemeire Aparecida de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Três Lagoas, Mato Grosso do Sul

Professora da graduação e pós graduação em geografia na UFMS. Bolsista senior de pos doc junto a Universidade de Cordoba-Espanha.

David Gallar Hérnandez, Universidad de Córdoba

Professor do Programa de Doctorado en Recursos Naturales y Sostenibilidad de la Universidad de Córdoba/ES. Investigador do Instituto de Sociología y Estudios Campesinos (ISEC).

Ángel Calle Collado, Universidad de Córdoba

Professor do Programa de Doctorado en Recursos Naturales y Sostenibilidad de la Universidad de Córdoba/ES. Investigador do Instituto de Sociología y Estudios Campesinos (ISEC).

Downloads

Publicado

2014-07-05

Como Citar

Almeida, R. A. de, Hérnandez, D. G., & Collado, Ángel C. (2014). A “NOVA” QUESTÃO AGRÁRIA EM ANDALUCÍA: PROCESSOS DE RECAMPESINIZAÇÃO EM TEMPOS DE IMPÉRIOS AGROALIMENTARES (The ‘new’ agrarian question in Andalucia: processes of repeasantization at times of agrifood empires). REVISTA NERA, (24), 09–35. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i24.2719

Edição

Seção

Artigo original