TERRITÓRIO (I)MATERIAL E GEOGRAFIA AGRÁRIA: PARADIGMAS EM QUESTÃO (Immaterial territory and Agrarian Geography: paradigms in question)

Autores

  • Janaina Francisca de Souza Campos Vinha Universidade Estadual Paulista, UNESP, Presidente Prudente, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i23.2636

Palavras-chave:

Território, Paradigma, Geografia Agrária, Pensamento geográfico, Grupos de pesquisa

Resumo

Neste artigo, propomos uma análise do pensamento geográfico fundada na construção de uma leitura espacial que relacione o debate paradigmático e os territórios (i)materiais. A disputa territorial está presente no conhecimento científico e não pode ser compreendida apenas com foco na materialidade. O conhecimento, a produção das ideias e o pensamento, elementos que fazem parte da imaterialidade, estão intimamente conectados à realidade material contida nos modelos de desenvolvimento para o campo. Como parte e expressão do pensamento geográfico, o conhecimento compartilhado pelos pesquisadores de grupos de pesquisa são territórios imateriais que procuram contribuir com o desenvolvimento de territórios materiais. Para intermediar o debate, dois paradigmas orientaram a leitura apresentada: o Paradigma do Capitalismo Agrário (PCA) e o Paradigma da Questão Agrária (PQA). Para o primeiro, o modelo de desenvolvimento do campo compartilhado pelos pesquisadores depende do sistema capitalista e deve correr paralelamente às estruturas de mercado e controle do Estado. No segundo, a perspectiva está na transformação da sociedade, no enfrentamento e na superação do capitalismo, sendo a luta camponesa pela terra uma luta contra o capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Francisca de Souza Campos Vinha, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Presidente Prudente, São Paulo

Docente do Departamento de Geografia - FCT, UNESP

 

Downloads

Publicado

2014-02-18

Como Citar

Vinha, J. F. de S. C. (2014). TERRITÓRIO (I)MATERIAL E GEOGRAFIA AGRÁRIA: PARADIGMAS EM QUESTÃO (Immaterial territory and Agrarian Geography: paradigms in question). REVISTA NERA, (23), 27–42. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i23.2636

Edição

Seção

Artigo original