ENCONTROS E DESENCONTROS: FRONTEIRA, AGRONEGÓCIO DA SOJA E CAMPESINATO NO PLANALTO SANTARENO (PA) (Matches and mismatches: frontier, soybean agribusiness and the peasantry Plateau Santareno (PA))

Autores

  • João Santos Nahum UFPA
  • Paulo Roberto Carneiro da Paixão Júnior SEDUC/PA

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i25.2622

Palavras-chave:

fronteira, agronegócio, campesinato, capital, Amazônia

Resumo

Analisamos os impactos do agronegócio da soja na reprodução dos territórios camponeses do Planalto Santareno. Enfocamos esse evento tendo por marco inicial o ano de 1994, quando um conjunto de objetos e ações viabilizaram esta fração do espaço amazônico para a chegada dos primeiros sojicultores e, consequentemente, a saída dos camponeses. Metodologicamente concebemos esses encontros e desencontros como situação de fronteira, que reinventa a dinâmica dos lugares, suas paisagens e modo de vida. Mostramos isso nas comunidades de Tracuá, no município de Santarém/PA e Jenipapo, no município de Belterra/PA, por representarem casos-limite, pois foram profundamente alteradas pelo avanço do agronegócio. Fundamentamos nossa análise em pesquisa de campo realizada nos anos de 2011 e 2012, onde realizamos entrevistas com moradores das comunidades em foco, bem como entidades representativas dos movimentos sociais. A primeira parte do texto é eminentemente conceitual, tendo como núcleo duro o conceito de fronteira enquanto encontro de usos diferenciados e desiguais do território, sendo por uns concebido como abrigo, enquanto por outros como recurso. Na segunda parte, enfocamos a situação geográfica onde houve o desencontro do agronegócio da soja com o gênero de vida do lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Santos Nahum, UFPA

Natural de Abaetetuba(PA), João Santos Nahum, gradou-se em licenciatura geografia(1992) na primeira turma de interiorização e em ciências sociais(1995), ambos na Universidade Federal do Pará, onde também fez especialização em Estado e Fronteira(1996) e mestrado em Planejamento do Desenvolvimento no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos(2000). Na PUC-MG fez especialização em Geografia e Planejamento Ambiental(1995) e na Unesp-Rio Claro fez doutorado em geografia(2006) na área de organização do espaço. Em 2008 tornou-se professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, lotado na Faculdade de Geografia e Cartografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA. Pesquisa na área de Geografia Agrária na Amazônia, Política e Organização do Espaço Agrário Amazônico, Modo de Vida de Populações Tradicionais, Conflitos Socioambientais e Recursos Naturais, Recursos Naturais e Fontes de Energia na Amazônia.

Paulo Roberto Carneiro da Paixão Júnior, SEDUC/PA

Possui graduação em Geografia (bach/lic) pela Universidade Federal do Pará (2005), especialização em Educação Ambiental pelo Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (2008) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2012). Atualmente é professor AD-4 da Secretaria de Estado de Educação do Pará. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana.

Downloads

Publicado

2014-12-23

Como Citar

Nahum, J. S., & da Paixão Júnior, P. R. C. (2014). ENCONTROS E DESENCONTROS: FRONTEIRA, AGRONEGÓCIO DA SOJA E CAMPESINATO NO PLANALTO SANTARENO (PA) (Matches and mismatches: frontier, soybean agribusiness and the peasantry Plateau Santareno (PA)). REVISTA NERA, (25), 47–70. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i25.2622

Edição

Seção

Artigo original