POLÍTICAS PÚBLICAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL NA MATA ATLÂNTICA (Traditional communities and public policy: an analysis of local sustainable development projects in the Atlantic Forest)

Autores

  • Rafael Navas Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP
  • Andréa Yumi Sugishita Kanikadan ESALQ/USP
  • Kátia Maria Pacheco Santos ESALQ/USP
  • Maria Elisa de Paula Eduardo Garavello ESALQ/USP

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i25.2543

Palavras-chave:

Agroecologia, Crassostrea brasiliana, Desenvolvimento sustentável, Sistemas agroflorestais, Comunidades quilombolas.

Resumo

Com a Constituição Federal do Brasil de 1988, as comunidades remanescentes de quilombos adquiriram direito legal às áreas tradicionalmente ocupadas e o Estado passou a implementar Políticas visando seu desenvolvimento. Considerando que estas comunidades apresentam vínculo com seu território tradicional, relacionando-se com suas práticas produtivas, faz-se necessário sua inserção no desenvolvimento de projetos e políticas. O objetivo deste trabalho foi avaliar os impactos dos projetos de desenvolvimento nas atividades econômicas na comunidade remanescente de quilombo Mandira, município de Cananéia/SP/Brasil. O trabalho foi realizado entre 2011 e 2013 através de técnicas qualitativas, com entrevistas, observação participante e história oral. Observa-se que a principal atividade econômica é o manejo de ostra, a Crassostrea brasiliana, sendo uma atividade iniciada há mais de três décadas, porém a partir de políticas públicas é que se deu início ao manejo sustentável, com agregação de valor ao produto. Outras atividades são o manejo agroflorestal e agricultura de subsistência, desenvolvidas por poucas famílias. Há a especialização da atividade econômica entre as famílias que se dedicam ao cultivo da ostra, diferentemente daquelas que trabalham com sistemas agroflorestais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Navas, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP

Graduado em Engenharia agronômica pela FCAV-UNESP, com Mestrado e Doutorado pela ESALQ/USP em Ecologia Aplicada. Atuo nas tematicas Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel e Povos e Comunidades Tradicionais.

Andréa Yumi Sugishita Kanikadan, ESALQ/USP

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2005) e Doutorado em Ecologia Aplicada pela ESALQ/USP. Professora da Universidade Federal do Alagoas.

Kátia Maria Pacheco Santos, ESALQ/USP

Engenheira agrônoma, MSc. Ecologia, Doutoranda em Ecologia Aplicada. Atua na temática Unidades de Conservação, Populações Tradicionais e Desenvolvimento.

Maria Elisa de Paula Eduardo Garavello, ESALQ/USP

Profª Drª Departamento Economia, Administração e Sociologia da ESALQ/USP

Downloads

Publicado

2014-12-23

Como Citar

Navas, R., Kanikadan, A. Y. S., Santos, K. M. P., & Garavello, M. E. de P. E. (2014). POLÍTICAS PÚBLICAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL NA MATA ATLÂNTICA (Traditional communities and public policy: an analysis of local sustainable development projects in the Atlantic Forest). REVISTA NERA, (25), 147–161. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i25.2543

Edição

Seção

Artigo original