DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, PLANEJAMENTO E PARTICIPAÇÃO (Sustainable rural development, planning and participation)

Autores

  • Patrícia Cartes Patrício Universidade Federal de Pelotas
  • João Carlos Costa Gomes Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i21.2113

Palavras-chave:

Desenvolvimento rural sustentável, planos de desenvolvimento sustentável de assentamentos, planejamento participativo, participação.

Resumo

O presente artigo discorre sobre o desenvolvimento rural sustentável, na perspectiva de construção de um processo de planejamento participativo. Parte-se da constatação de que os Planos de Desenvolvimento Sustentável dos Assentamentos, em sua maioria, se afastam das suas propostas iniciais tendo como justificativa a necessidade de ação em uma realidade específica. Isso ocorre em função de os planos serem elaborados sem a devida participação dos principais interessados, os agricultores assentados, o que, como produto, resulta um plano carente de apropriação pelos atores protagonistas distanciando-os de um efetivo processo de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Patrício, P. C., & Gomes, J. C. C. (2013). DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, PLANEJAMENTO E PARTICIPAÇÃO (Sustainable rural development, planning and participation). REVISTA NERA, (21), 100–113. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i21.2113

Edição

Seção

Artigo original