O DRAMA DA INSTALAÇÃO DE FAMÍLIAS AGRICULTORAS NA MESORREGIÃO SUDESTE PARAENSE (The drama of the installation of farming families in Southeast Mesoregion of Pará)

Autores

  • Glaucia de Sousa Moreno Universidade Federal do Pará
  • Gutemberg Armando Diniz Guerra Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i21.2112

Palavras-chave:

reforma agrária, movimento social, memória, Brasil.

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de demonstrar a expressão do sofrimento vivenciada por assentados de reforma agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na mesorregião Sudeste Paraense, Brasil. Pretende-se revelar os elementos que permitiram a resistência de 16 famílias de migrantes oriundos principalmente do nordeste brasileiro, durante um ano e nove meses de luta em acampamentos e ocupações para conseguirem um lote de 25 hectares no assentamento Palmares II no qual vivem desde 1996. Para obtermos os elementos contidos nas entrevistas usamos a análise de conteúdo resgatado através de narrativas contadas pelos assentados com o intuito de remontar a história vivenciada por estas famílias durante o processo de conquista e resistência na terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Moreno, G. de S., & Guerra, G. A. D. (2013). O DRAMA DA INSTALAÇÃO DE FAMÍLIAS AGRICULTORAS NA MESORREGIÃO SUDESTE PARAENSE (The drama of the installation of farming families in Southeast Mesoregion of Pará). REVISTA NERA, (21), 79–99. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i21.2112

Edição

Seção

Artigo original