NOVA LÓGICA NA PRODUÇÃO DE CANA DE AÇÚCAR NA ZONA DA MATA PERNAMBUCANA: TRANSFORMAÇÕES FUNDIÁRIAS PARA A PERPETUAÇÃO DAS RELAÇÕES DE PODER (New logic in the production of cane sugar in the Zona da Mata pernambucana: transformations land structure ...)

Autores

  • Maria Rita Ivo de Melo Machado Universidade de São Paulo
  • Mariana Zerbone Alves de Albuquerque Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i22.2105

Palavras-chave:

estrutura fundiária, Zona da Mata pernambucana, cana-de-açúcar, territórios, organização socioespacial.

Resumo

A estrutura fundiária da Zona da Mata pernambucana é caracterizada, desde o início da colonização europeia, pelos latifúndios e a monocultura de cana de açúcar. Esses elementos ainda permanecem compondo a região, apesar da inserção no campo de novas formas produtivas e de relações de trabalho. Nesse sentido, buscou-se neste artigo compreender e analisar o processo de transformação da Zona da Mata pernambucana e seus desdobramentos na organização socioespacial da região. As décadas de 1980 e 90 representam um marco temporal da tentativa de mudança dessa estrutura fundiária por parte do Estado frente às tensões sociais geradas no campo. Desta forma, observa-se uma nova lógica na produção de cana de açúcar, com uma reconfiguração dos territórios, porém com a perpetuação das relações de poder. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rita Ivo de Melo Machado, Universidade de São Paulo

Graduacao em geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, mestra em geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutoranda em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo

Mariana Zerbone Alves de Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduacao em geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, mestra em geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professora da universidade Federal Rural de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2013-09-04

Como Citar

Machado, M. R. I. de M., & Albuquerque, M. Z. A. de. (2013). NOVA LÓGICA NA PRODUÇÃO DE CANA DE AÇÚCAR NA ZONA DA MATA PERNAMBUCANA: TRANSFORMAÇÕES FUNDIÁRIAS PARA A PERPETUAÇÃO DAS RELAÇÕES DE PODER (New logic in the production of cane sugar in the Zona da Mata pernambucana: transformations land structure .). REVISTA NERA, (22), 111–126. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i22.2105

Edição

Seção

Artigo original