ASPECTOS DA FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA PAULISTA: UM ESTUDO BASEADO NO DATALUTA JORNAL DE 1988 A 2010 (Aspects of the formation of public opinion paulista: a study based on DATALUTA Jornal from 1988 to 2010)

Autores

  • Tiago Egídio Avanço Cubas UNESP

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i23.2081

Palavras-chave:

Camponeses, Ruralistas, Representação, Disputa Territorial Paradigmática, São Paulo - Pontal do Paranapanema

Resumo

O DATALUTA Jornal é um banco de dados com mais de 50 mil recortes de jornais arquivados relativos a notícias sobre a questão agrária brasileira. A partir desse acervo, as disputas territoriais as quais buscamos evidenciar nesse artigo, são àquelas relativas a formação da imagem e representação que reflete na luta entre classes sociais, aqui representadas especialmente pelo campesinato e ruralistas. Os conflitos e conflitualidades que são expressas no território paulista através da construção da opinião pública e seus estereótipos através da imprensa, de 1988 a 2010, se desenrolam em duas frentes ideológicas, o PQA (Paradigma da Questão Agrária) e PCA (Paradigma do Capitalismo Agrário). O território imaterial difundido por jornais como O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Oeste Notícias e O Imparcial legitima a ideologia da burguesia agrária e do Estado capitalista, criminalizando ações sociais que deveriam ser de interesse nacional. Nesse momento então, nosso objetivo é salientar e fazer visível a disputa territorial conceitual desde a formação desses paradigmas até a sua disposição como constituinte importante da formação da opinião pública no estado de São Paulo com ênfase para o Pontal do Paranapanema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Egídio Avanço Cubas, UNESP

Doutorando em Geografia a partir de 2013 no PPGG (Programa de Pós-Graduação em Geografia) da FCT-UNESP (Faculdade de Ciência e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho), Mestre em Geografia pelo mesmo Programa de Pós-Graduação em 2012. Graduado em Geografia, licenciatura e bacharelado, pela FCT-UNESP. Vinculado como pesquisador ao NERA (Núcleo de Estudos, Projetos e Pesquisas de Reforma Agrária) desde fevereiro de 2008. Integrante do Projeto Rede DATALUTA - Banco de Dados Luta Pela Terra desde 2008, e um dos editores da Revista Online Boletim DATALUTA. O enfoque da pesquisa é o estado de São Paulo e as disputas territoriais entre camponeses e ruralistas, no período de estudo de 1985 a 2012. 

Downloads

Publicado

2014-02-18

Como Citar

Cubas, T. E. A. (2014). ASPECTOS DA FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA PAULISTA: UM ESTUDO BASEADO NO DATALUTA JORNAL DE 1988 A 2010 (Aspects of the formation of public opinion paulista: a study based on DATALUTA Jornal from 1988 to 2010). REVISTA NERA, (23), 60–80. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i23.2081

Edição

Seção

Artigo original